Ações preventivas: Prefeitura de Itabirito reforça segurança nas escolas

A fim de garantir ainda mais segurança aos alunos e funcionários das escolas localizadas em Itabirito, a Prefeitura de Itabirito, por meio das Secretarias de Segurança e Trânsito e de Educação, intensificou as ações relacionadas à segurança escolar e à conscientização sobre a prevenção de incidentes.

“Estamos atentos à questão de segurança nas escolas e estamos agindo de forma contundente, principalmente após o episódio lamentável ocorrido em Blumenau. Vamos realizar um trabalho diferenciado nas escolas de Itabirito, tanto municipais, quanto estaduais e particulares, proporcionando mais segurança a todos”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.

A Prefeitura está contando com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Ensino, sediada em Ouro Preto, em parceria com a Polícia Militar, no desenvolvimento de ações educativas nas escolas.

“A Secretaria de Educação sempre esteve muito atenta quanto à segurança nas escolas. Contamos com a parceria primordial das famílias e, neste momento, vamos solicitar aos pais e responsáveis o reforço dessa parceria, principalmente na questão dos celulares dos filhos. A prevenção é essencial para evitar qualquer ato alheio à rotina escolar”, destaca Flávia Souza, diretora da Secretaria de Educação.

WhatsApp Image 2023-04-13 at 14.10.10 (3)

Forças de segurança em ação

Uma das primeiras providências definidas pela Prefeitura foi o contato com a Polícia Militar visando à solicitação de ronda ostensiva nas escolas do município, priorizando as zonas de maior vulnerabilidade social.

Além disso, a Guarda Civil Municipal reforçou a rotina de patrulhamentos e está atuando com equipes operacionais. A corporação também foi responsável pelo cadastramento das escolas municipais para implantação do botão do pânico. A iniciativa também envolve o Cinsed, por meio de palestras e jogos.

WhatsApp Image 2023-04-13 at 14.10.10 (4)