SINE

Logo Sine 2

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) foi criado em 1975 como resultado da ratificação, por parte do governo brasileiro, da Convenção nº 88, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da organização dos serviços públicos de emprego. Atualmente, é um dos maiores serviços públicos de emprego do mundo e está sob a coordenação do Ministério da Economia.

São objetivos do SINE:

  • Organizar um sistema de informações e pesquisas sobre o mercado de trabalho, capaz de subsidiar a execução da política de emprego, em nível local, regional e nacional;
  • Implantar serviços e unidades de atendimento em todo o país, necessários à organização do mercado de trabalho;
  • Identificar o trabalhador, por meio de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Propiciar informação e orientação ao trabalhador quanto à escolha de emprego;
  • Prestar informações aos empregadores sobre os recursos humanos disponíveis na região;
  • Fornecer subsídios ao sistema educacional e ao sistema de formação de mão de obra para a elaboração de suas programações;
  • Estabelecer condições para que o perfil dos trabalhadores (a oferta de mão de obra) atenda às necessidades do setor produtivo (a demanda de mão de obra).

Entre as atividades executadas atualmente pelos postos de atendimento do SINE destacam-se:

  • O atendimento e o encaminhamento de trabalhadores para entrevistas de emprego;
  • A intermediação de mão de obra para as empresas contratantes;
  • A habilitação do trabalhador para o recebimento do seguro-desemprego;
  • A habilitação da Carteira de Trabalho e Previdência Social em formato digital para o trabalhador.

 

Veja as vagas de emprego abertas do SINE clicando aqui.

 

Curta nossa página no Facebook neste link SINE Itabirito

 

COMO ABRIR UMA VAGA DE EMPREGO NO SINE

Você busca um(a) profissional no mercado de trabalho e quer divulgar uma oportunidade de emprego? Você pode contar com a ajuda do SINE sempre que precisar. Para cadastrar e divulgar as vagas de emprego que você irá oferecer, baixe o arquivo do formulário de vagas no link abaixo, preencha-o e envie para o e-mail [email protected]. A equipe do SINE entrará em contato com você.

Mais informações pelo telefone: (31) 3563-4181.

Clique aqui para baixar o arquivo Formulário de vagas

 

COMO SE CANDIDATAR À VAGA DE EMPREGO

O candidato ou a candidata que procura vaga de emprego pode acompanhar a oferta de oportunidades através do quadro de vagas que fica na agência do SINE. As vagas podem ser visualizadas   também   na   página   oficial    do    SINE    Itabirito    no    Facebook,    no site empregabrasil.mte.gov.br e no aplicativo SINE Fácil que você tiver instalado no celular.

Para acessar a página do SINE Itabirito no Facebook clique aqui SINE Itabirito. Para acessar o site clique aqui Emprega Brasil.

Para acessar o SINE Fácil você previsa instalar o aplicativo no seu celular. Para baixar o aplicativo gratuitamente basta acessar a loja de aplicativos, Play Store, pesquisar por "SINE Fácil" na loja, mandar instalar, depois abrir e seguir as orientações para efetivar o cadastro.

capa SINE facil video

Assistir vídeo

 

EMISSÃO DE CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

Desde fevereiro de 2020 o SINE Itabirito não emite a Carteira de Trabalho Previdência Social (CTPS) em modelo impresso. A Portaria nº 1.065, de 23 de setembro de 2019 disciplina a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social em meio eletrônico - Carteira de Trabalho Digital, em todo o território nacional. O cidadão pode instalar o aplicativo em aparelho de celular e ter em mãos a Carteira de Trabalho Digital, a qual também pode ser impressa em formato de currículo.

Os cidadãos que comparecem ao SINE Itabirito recebem as orientações de como realizar a habilitação do documento no formato digital. Assista também o vídeo com as orientações.

como acessar a CTPS vídeo site 1

Assistir vídeo

O passo a passo para habilitação da Carteira de Trabalho Digital utilizando o seu celular você encontra aqui Carteira de Trabalho Digital passo a passo

Já neste link Obter a Carteira de Trabalho Digital você poderá habilitar a Carteira de Trabalho Digita utilizando um computador. Clique em “Iniciar” e siga as orientações.

 

SEGURO-DESEMPREGO

Os cidadãos que precisam solicitar esse benefício podem se dirigir ao SINE com os documentos listados abaixo para atendimento presencial. O trabalhador também pode utilizar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital em seu próprio celular ou acessar o site gov.br para solicitar o benefício Seguro-Desemprego. Os documentos necessários para postagem do Seguro-Desemprego são:

  • Guia SD/CD (branca)
  • Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT)
  • Termo de Homologação de Contrato de Trabalho (mais de um ano na empresa)
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de escolaridade
  • Carteira de Trabalho Física ou Digital
  • Termos de Quitação de Rescisão de Contrato de Trabalho
  • Comprovante de saque ou extrato do FGTS
  • Identidade
  • CPF

Assista o vídeo com as orientações de como solicitar o Seguro-Desemprego através do portal gov.br e depois acesse a página clicando aqui portal gov.br 

capa video solicitar SD

Assistir vídeo

Passo a passo de como solicitar o Seguro-Desemprego pelo computador no site, acesse o link: Seguro-Desemprego pelo portal gov.br

Passo a passo de como solicitar o Seguro-Desemprego pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital no celular, acesse o link: Seguro-Desemprego pelo celular

 

NÃO TRABALHAMOS COM BANCO DE CURRÍCULOS.

O SINE Itabirito está localizado à Praça Doutor Guilherme, nº 169, 1º andar, no Centro de Itabirito.

Funcionamento:  de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.

Telefone: (31) 3563-4181

Curta nossa página no Facebook neste link SINE Itabirito