Ouvidoria
Faça sua manifestaçãoConsulte sua manifestaçãoO que é a manifestação?
A OUVIDORIA DE ITABIRITO
A ouvidoria é a unidade que possibilita o diálogo entre a sociedade e as diferentes instâncias de gestão, contribuindo para a participação do cidadão na avaliação e na fiscalização da qualidade dos serviços prestados.
Essa forma de controle social auxilia no aprimoramento da gestão pública e no aperfeiçoamento gradual do sistema administrativo.
Nas ouvidorias, a manifestação do cidadão pode se apresentar pela busca de informações e orientações sobre os serviços prestados pela prefeitura municipal e por meio de sugestões, elogios, solicitações, reclamações ou denúncias. Diante da necessidade apresentada pelo cidadão e das responsabilidades legais do gestor, as ouvidorias:
- Orientam,
- Encaminham,
- Acompanham a demanda
- E respondem ao cidadão sobre as providências adotadas.
Importante
- A Ouvidoria não substitui os canais de atendimento de solicitação de serviço, devendo ser acionada quando o cidadão não obtiver resposta à sua solicitação.
- As demandas de Ouvidoria devem conter o número do protocolo ou processo do serviço solicitado, nos casos de solicitação de serviços.
- O prazo de resposta é de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO
TELEFONE: | (31) 3561-2412 |
DISQUE SAÚDE: | 136 |
E-MAIL: | [email protected] |
PRESENCIALMENTE: | AV QUEIROZ JUNIOR 635, CENTRO |
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: | Segunda a Sexta, 07:00 às 18:00 horas. |
QUANDO A OUVIDORIA DEVE SER ACIONADA
A manifestação é uma forma de o cidadão expressar para a Ouvidoria suas reclamações, sugestões, elogios e solicitações dos serviços prestados pela Prefeitura de Itabirito, além de denúncias de competência de apuração municipal. Assim, a Ouvidoria auxilia a Gestão Pública na correção de erro, omissão ou abuso de agente público municipal, procedimentos e ações referentes aos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo.
Ao acionar a Ouvidoria pela internet, o cidadão deve descrever o mais claramente possível sua demanda, podendo registrar de maneira anônima ou identificada.
Para registrar a manifestação, o cidadão deve preencher os campos obrigatórios solicitados até a sua conclusão.
Para facilitar a apuração, as manifestações nominais devem conter nome completo e contatos como telefone e/ou e-mail, dados que permitirão à Ouvidoria, se for o caso, entrar em contato para tirar dúvidas ou complementar as informações.
Ao final do registro da manifestação, será fornecido um número de protocolo, que será solicitado para fazer consultar o andamento ou acrescentar informações à sua manifestação.
A OUVIDORIA EM NÚMEROS