SÍMBOLOS DO MUNICÍPIO

O Brasão Municipal

O Brasão de Armas de Itabirito foi instituído pela Lei nº 716, de 30 de agosto de 1969, assinada pelo Prefeito Celso Matos. É composto por um escudo com uma coroa de oito cores de prata (argente). No meio, há a representação do perfil do Pico de Itabirito, ouro (jalde) sombreada de preto (sable) e fundo em azul (blau). O escudo está ladeado por duas chaminés vermelhas fumegantes (gules), que representam a expressão econômica do município, simbolizada pelas indústrias, notadamente a de siderurgia.

A base é composta por engrenagens de ouro e prata. Há também uma bigorna e um martelo, tudo em prata, apoiados em uma faixa vermelha, contendo o nome “Itabirito” ladeado pelos anos de “1752” (criação do distrito colonial de Itabira do Campo, primeiro nome do povoado, por Carta Régia de D. João V) e “1923” (Emancipação Política de Itabirito).

A Bandeira de Itabirito

Por meio da Lei nº 717, assinada em 30 de agosto de 1969 pelo Prefeito Celso Matos, instituiu-se a Bandeira Municipal de Itabirito. A bandeira é dividida em quatro partes por uma cruz, sendo os quartéis simbolizados em azul, constituídos por listras amarelas carregadas sobre faixas vermelhas, dispostas duas a duas no sentido horizontal e vertical, que partem dos vértices de um losango amarelo central, onde o brasão municipal é aplicado. A cruz que divide a Bandeira de Itabirito lembra também o espírito cristão de seu povo.

O Brasão, ao centro, simboliza o Governo Municipal e o losango, onde está contido, representa a própria cidade sede do município. As faixas que partem da figura central, dividindo a bandeira em quartéis, simbolizam a irradiação do Poder Municipal a todos os quadrantes de seu território. Os quartéis, assim constituídos, representam as propriedades rurais existentes.

Curiosidades

As terras do atual município de Itabirito são extremamente montanhosas, com subsolo riquíssimo em minerais das mais variadas espécies. A exemplo disso, o Pico de Itabirito, com 1852 metros de altitude, está sob posse da mineradora Vale;

A 20 km de Itabirito está localizada a fonte de “Águas Quentes”, termal, alcalina, magnesiana, de real valor medicinal, caracterizada por rica porcentagem em sais de magnésio;

Hino de Itabirito

Baixa o áudio do hino aqui.

Letra e Musica: JOSÉ BASTOS BITTENCOURT

Entre bosques, colinas, outeiros
Aos sussurros das águas das fontes
Surge altiva esta terra formosa
Engastada ao sopé destes montes.

Seu progresso é grandeza que eleva
A pureza de seus ideais;
É uma jóia cravada no peito
Desta terra que é Minas Gerais.

Estribilho

Itabirito, Itabirito
Grande nome
Que grande expressão!
No progresso, no progresso
Na grandeza
De nossa nação!

No horizonte, das tardes de estio
Refletindo a pureza, o amor.
Suas águas traduzem beleza.
De seu povo de nobre labor!

Vai crescendo o progresso é seu lema
Grandes homens surgiram aqui
É um emblema no peito na Pátria
Desta pátria que tanto sorri.