Selo Prevenção Minas: Prefeitura de Itabirito adere ao programa estadual de prevenção à criminalidade

Visando ampliar a segurança e reduzir os índices de criminalidade no município, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, oficializou nessa quinta-feira, dia 17 de novembro, a adesão ao Programa Selo Prevenção Minas, do Governo do Estado de Minas Gerais.

A cerimônia de assinatura simbólica do acordo de cooperação técnica ocorreu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença do secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Jeferson Botelho, além de autoridades estaduais, municipais e representantes das Polícias Civil e Militar, Ministério Público e dos poderes Legislativo e Judiciário.

3. Selo Prevenção Minas

Adesão ao programa

O Selo Prevenção Minas é uma iniciativa do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade. O programa capacita os municípios para prevenção à criminalidade e estimula a participação social, contemplando seis etapas: adesão, diagnóstico, plano municipal, ações de prevenção, avaliação e certificação.

O primeiro passo foi dado por Itabirito nessa quinta-feira. O município poderá implementar, com o conhecimento ofertado, políticas de prevenção a partir do diagnóstico da realidade do município. A partir dessas intervenções, a segurança pública e a qualidade de vida da população de Itabirito tendem a melhorar ainda mais”, destacou a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Andreza Meneghin.

“Essa parceria entre município e Estado reflete ganhos sociais porque se consegue prevenir a criminalidade e diminuir os índices e recorrências criminais com base em dados locais. Prevenir sempre é o melhor caminho”, reforçou o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Jeferson Botelho.

Próximas etapas

Com a consultoria da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade, a comissão responsável pela implantação do projeto em Itabirito, formada por diversos atores sociais, empresariais e representantes públicos, dará sequência aos trabalhos até a conquista da certificação do município.

“A Prefeitura tem investido muito nos aparatos de segurança e temos convicção de que a adesão ao programa estadual vai contribuir para melhorarmos os índices de segurança em nossa cidade”, afirmou o prefeito Orlando Caldeira.

2. Selo Prevenção Minas

Após o diálogo com a comunidade local, identificação de potenciais problemas e soluções em segurança pública, será elaborado projeto de lei para apresentação à Câmara. Uma vez aprovada e sancionada a lei, seus objetivos passarão a compor as obrigações municipais de políticas públicas para a área da segurança.

“Trabalhar a segurança de forma integrada, utilizando todos os benefícios que o Estado nos oferece, proporciona ao município maiores ganhos em prevenção e segurança. Vamos atuar visando não apenas a reparação de delitos, mas também buscando enfrentar diretamente as raízes das causas da criminalidade”, finalizou o secretário de Segurança e Trânsito, Antônio Pataro.