Prefeitura de Itabirito realiza lançamento do Plano Municipal de Segurança Pública e Prevenção à Criminalidade

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana, promoveu nessa terça-feira, dia 16 de janeiro, na Casa de Cultura Maestro Dungas, a cerimônia de lançamento do Plano Municipal de Segurança Pública e Prevenção à Criminalidade.

Com apoio técnico do Governo do Estado, por meio do Selo Prevenção Minas, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, o plano traz um diagnóstico da segurança em Itabirito e das ações a serem desenvolvidas com a finalidade de aprimoramento contínuo da segurança local.

DSC_9123

“Nos últimos anos, a Prefeitura realizou investimentos consideráveis em prol da segurança pública. A partir de agora, com esse plano, conseguimos traçar metas para desenvolvimento do setor. Itabirito só tem a ganhar com as ações que serão implementadas”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.

Desenvolvimento em seis eixos

O Plano Municipal de Segurança Pública e Prevenção à Criminalidade foi desenvolvido a partir de seis eixos: prevenção social; articulação de rede; participação social; capacitação e desenvolvimento; prevenção situacional; e produção de informação e inteligência.

DSC_9170

“Investir na segurança é investir no bem-estar de Itabirito. O Plano Municipal agregará valor ao trabalho desenvolvido pelas forças de segurança. Estamos empenhados em ofertar serviços públicos de qualidade à população”, destaca o secretário de Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana, Admilson Santiago.

Selo Prevenção Minas

O Programa Selo Prevenção Minas, implantado em 2019, é uma iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais que, em parceria com as administrações municipais, objetiva fomentar e qualificar a execução de ações voltadas para a redução e prevenção da violência e da criminalidade locais, com apoio técnico e metodológico do Estado.

DSC_9080

A cerimônia contou com a participação de representantes do Poder Executivo estadual e municipal, Legislativo municipal e Poder Judiciário, além de agentes da Guarda Civil, Brigada Municipal e Defesa Civil.