Vacinação contra gripe: Prefeitura de Itabirito inicia imunização do público-alvo

Vacinação contra gripe: Prefeitura de Itabirito inicia imunização do público-alvo

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à campanha de vacinação contra a gripe. A vacinação visa a reduzir complicações, internações e mortalidade provocadas por infecções pelo vírus Influenza (gripe). O público-alvo tem até dia 31 de maio para se vacinar. 

Tradicionalmente, a vacinação contra a gripe realizada no Brasil entre os meses de abril e maio. Neste ano, no entanto, o Ministério da Saúde antecipou a campanha devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. 

Em 2023, foram notificados 549 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza e 51 mortes. Nos primeiros meses de 2024, Minas Gerais já notificou 11 casos da doença e uma morte. 

“O início da vacinação contra a gripe em Itabirito é um passo importante. Com a imunização, o município evitará sobrecarga nos serviços de saúde, prevenindo e minimizando o surgimento de complicações decorrentes da doença”, destacou a superintendente da atenção primária, Márcia Souza. 

Grupos prioritários 

Nesta edição, os grupos prioritários da campanha são:  

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas; profissionais da educação; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. 

Vacinação gratuita 

No ato da vacinação, é necessário apresentar cartão de vacina, além de documento com foto e documento que comprove a condição de público-alvo. A vacinação, de forma gratuita, ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. 

A vacina contra a gripe também estará disponível no Vacimóvel, em datas e horários informados por meio das redes sociais da Prefeitura. Nesta sexta-feira, dia 22 de março, o Vacimóvel estará no Marzagão, das 9h às 11h30. 

A Secretaria de Estado de Saúde espera vacinar mais de 8,7 milhões de pessoas em Minas Gerais neste ano.