Dia D Virtual: Prefeitura de Itabirito implanta agendamentos virtuais de consultas odontológicas na rede pública de saúde

Visando à agilidade e à comodidade da população local na marcação de consultas odontológicas, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, implantou sistema de agendamento virtual nas Unidades Básicas de Saúde do município.

O Dia D Virtual é uma inovação no sistema de agendamento de consultas. Em um passado recente, os cidadãos passavam a noite em filas nas portas das UBSs na tentativa de marcar uma consulta. Com o agendamento online, é possível acessar a agenda dos dentistas e marcar a consulta, via internet, no conforto de casa.

“O agendamento virtual é um marco. Além de trazer comodidade para o usuário no agendamento, traz menor movimentação nas UBS e ainda mais organização para o serviço de odontologia na rede municipal”, comemora a coordenadora técnica em saúde bucal, Marinalva Faria.

Atualização de cadastro

Para garantir o acesso dos usuários ao sistema é necessário que os Agentes Comunitários de Saúde – ACS tenham realizado o cadastro e a vinculação deles à Equipe de Saúde da Família - ESF de referência. A previsão é de que 30 vagas sejam disponibilizadas a cada 45 dias com agenda aberta por dentista, oportunizando a marcação virtual.

Usuários que não possuem acesso a internet ou que tiverem dificuldades de acesso a equipamentos eletrônicos podem procurar a UBS para que sejam orientados individualmente a fim de conseguirem realizar o agendamento. Pessoas da mesma família só conseguirão agendar consulta para um membro por vez, garantindo menos horários vagos em casos de desistência.

O paciente deverá procurar a UBS de referência para verificar se o cadastro e a vinculação estão atualizados. Na zona rural, que ainda não conta com o sistema, o paciente pode procurar o PSF da localidade para se informar sobre o agendamento.

Como agendar

Para agendamento, é necessário acessar itabirito.soucidadao.appolus.com.br e adicionar número de CPF ou do cartão do SUS, data de nascimento e clicar em “Entrar”. Na página seguinte, o usuário deve clicar em “Criar novo” e selecionar “Consulta odontológica Dia D”.

A seguir, o usuário deve escolher a unidade de referência e a melhor data para atendimento. Por fim, ao checar as informações, deve confirmar o agendamento.

O agendamento deverá ser realizado por meio do link, no Dia D, a partir das 8h. Em caso de dúvidas, o usuário deve entrar em contato com a UBS de referência.