Acolhimento e informação: Prefeitura de Itabirito realiza sala de espera em UBSs do município

Visando levar informações sobre temáticas importantes aos cidadãos que buscam atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta semana salas de espera na UBS da Vila Gonçalo com os temas combate à dengue e infecções sexualmente transmissíveis.

Com o propósito de repassar aos usuários informações sobre os assuntos, agentes de endemias e de saúde, em conjunto com a médica ginecologista Helena Vargas, utilizaram meios didáticos para tratar das temáticas.

Os agentes de saúde e a médica falaram aos usuários sobre a importância de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis e repassaram informações sobre atendimento, diagnóstico e tratamento gratuitos por meio dos serviços de saúde prestados pelo Sistema Único de Saúde.

Combate à dengue

Ao tratar sobre o combate à dengue, os agentes de endemias utilizaram vídeos demonstrativos das práticas diárias de combate ao mosquito Aedes aegypti, como tampar caixa d’água, colocar areia nos pratinhos de plantas, não deixar água parada em recipientes, entre outros.

A mesma ação foi realizada no dia 1° de setembro, na UBS Nossa Senhora de Fátima. Os usuários foram orientados pela equipe de endemias com informações sobre as formas de combate à dengue e a importância de se manter alerta contra o mosquito.

Salas de espera

A iniciativa é parte das ações contínuas desenvolvidas pela Secretaria de Saúde. Durante o mês de agosto, a UBS Nossa Senhora de Fátima realizou diversas salas de espera. Os usuários receberam instruções sobre alimentação saudável, saúde do homem, uso racional de medicamentos e hipertensão arterial.

UBS Nossa Senhora de fátima