Prefeitura apresenta novas diretrizes de proteção à criança e ao adolescente de Itabirito

Entidades e cidadãos comprometidos com o bem-estar das novas gerações tiveram uma noite muito especial na terça-feira, dia 3 de março, na Casa de Cultura Maestro Dungas. A Prefeitura apresentou os resultados do Diagnóstico Socioterritorial do Município de Itabirito, referente à política de atendimento da criança e adolescente, com foco na identificação do trabalho infantil. O documento é importante para o aperfeiçoamento da política municipal de atendimento desse público e na promoção, proteção e defesa dos seus direitos.

Representantes de entidades ligadas à criança e ao adolescente participaram do evento (PMI)

O prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, saudou o envolvimento conjunto do poder público e da comunidade na elaboração do documento, ressaltando a prioridade que o tema deve ter na pauta de todas as secretarias que lidam com crianças e adolescentes. “Espero que possamos sair daqui, hoje, com conhecimento profundo desse estudo, cada um com consciência da sua responsabilidade em construir um futuro melhor para nossos jovens; afinal, o que será de nós de não zelarmos por eles?”, refletiu.

Prefeito de Itabirito ressaltou a importância de cuidar da juventude (PMI)

A secretária de Assistência Social, Juliana Costa, fez um apelo aos representantes das entidades presentes, que, a partir do próximo edital do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, terão o Diagnóstico como norteador dos projetos a serem apresentados. “Temos agora em mãos um documento precioso, que aponta as mudanças das demandas desse público. Então temos o desafio de nos manter sempre atualizados para oferecer sempre soluções adequadas e eficazes para nossos jovens”, orientou.

Secretária de Assistência Social deu as boas-vindas ao público na Casa de Cultura (PMI)

O Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente de Itabirito foi representado pelo seu presidente, Gilmar Costa. O assistente social considera o documento um exemplo louvável de formulação de política pública. “O trabalho se manteve dentro do foco, mesmo a mudança de alguns atores envolvidos no processo, por ter sido iniciado em outra gestão”, observou.

Presidente do CMDCA exaltou o trabalho conjunto entre poder público e entidades (PMI)

A apresentação do Diagnóstico Socioterritorial ficou por conta do cientista político e professor da PUC Minas, Dimas Antônio de Souza, profissional responsável por liderar a equipe técnica que desenvolveu o trabalho. Com larga experiência em pesquisas sociais, o professor fez questão de exaltar o empenho do poder público. “Já fiz trabalhos semelhantes em muitos municípios e não são muitas as prefeituras que se dispõem a dialogar, contribuir, propor, enfim, mergulhar com tanta dedicação como a que vi aqui”, elogiou.

Professor Dimas Antônio de Souza liderou a elaboração do Diagnóstico Socioterritorial (PMI)

O professor destacou também a qualidade final do documento, que foi bem além do proposto inicialmente. “A orientação do Ministério Público foi de que fosse feito apenas um diagnóstico sobre o trabalho infantil, mas também entregamos, à sociedade, um estudo bem mais amplo, que contempla toda a situação da criança e adolescente. Além disso, apresenta um Plano de Ação, afinal, de que adianta levantar problemas se não apontamos caminhos para solucioná-los?”, questionou o professor Dimas Antônio de Souza.

O Diagnóstico Socioterritorial do Município de Itabirito será disponibilizado à sociedade ainda em março, para auxiliar no trabalho de toda a rede de apoio e proteção à criança e ao adolescente.

Público atento à apresentação do Diagnóstico (PMI)