Comitê Municipal dos Direitos da Mulher é instituído em Itabirito em memória ao Dia Internacional

O Dia Internacional da Mulher de 2018 foi especial em Itabirito. O evento “Encontro Mulher”, na Casa de Cultura Maestro Dungas, contou com apresentações artísticas como teatro, músicas e roda de conversa. Na oportunidade, houve a assinatura do decreto pelo Prefeito Municipal Alex Salvador, que instituiu o Comitê Municipal dos Direitos da Mulher, cujos integrantes foram escolhidos na mesma noite.

Para o coordenador de políticas públicas da juventude, que responde pela Assessoria de Direitos Humanos, Participação Popular e Cidadania, Leandro Dias de Oliveira, este comitê vem para dar voz às mulheres itabiritenses. “O decreto que criou este comitê é mais um importante mecanismo de participação popular que garante a atuação das mulheres, o diálogo com a sociedade civil organizada e com o governo para traçar estratégias no enfrentamento ao machismo, a lesbofobia e ao feminicídio”.

Performance abriu o evento Encontro Mulher (Créditos: SECOM/PMI)

O Comitê que foi formado neste evento vai contar com a participação de 12 mulheres, sendo seis ligadas ao executivo e outras seis da sociedade civil organizada. Por meio dele, serão discutidas políticas públicas para possibilitar a participação popular, formular e propor diretrizes de ação governamental, voltadas à promoção dos direitos das mulheres, e atuar no controle social das políticas públicas que visem à igualdade de gênero.

Minabloco foi uma das atrações (Créditos: SECOM/PMI)

Isabella Mayrink, uma das ativistas do Coletivo Feminista Pagu, fala da importância do trabalho que será desenvolvido pelo comitê. “Sobre o meu pensar, eu acredito ser de extrema importância e urgência que esse comitê tenha sido criado pois, como moradora Itabiritense, participante ativa d@ Coletiv@ Feminista Pagu e também como artista, posso perceber como ainda estamos caminhando vagarosamente para as conquistas de direitos das mulheres, basta olhar para o alto indice de violencia em que vivemos. Itabirito não fica atras nesses indices, portanto nós, mulheres, precisamos ocupar esses espaços e pensarmos juntas sobre ações que dizem respeito a nós. Que não mais sejamos mortas nas mãos de nossos companheiros, como ocorreu com a Itabiritense Claudia! Lutaremos juntas, ate que todas sejamos livres!”.

Prefeito Alex assinou decreto instituindo o Comitê Municipal dos Direitos da Mulher (Créditos: SECOM/PMI)

O evento contou com a apresentação musical do Mina Bloco, espetáculo teatral do Atelier de Artes integradas e performance do Coletivo Feminista Pagu.