Intercâmbio internacional: Prefeitura de Itabirito recebe visita do cônsul de Portugal e do conselheiro das Comunidades Portuguesas

Intercâmbio internacional: Prefeitura de Itabirito recebe visita do cônsul de Portugal e do conselheiro das Comunidades Portuguesas

A Prefeitura de Itabirito recebeu nesta terça-feira, dia 6 de fevereiro, visita de cortesia do cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Eurico de Matos, e do conselheiro do Conselho das Comunidades Portuguesas, Marco Antônio Borges. Os lusitanos foram recepcionados por representantes do Poder Executivo no saguão principal da Prefeitura, onde foram apresentados a símbolos municipais e a honrarias que marcam o centenário de emancipação político-administrativa, comemorado em 2023. 

Na sequência, Eurico de Matos e Marco Antônio Borges se dirigiram ao gabinete do prefeito, onde conheceram a história de Itabirito por meio de vídeo institucional, produtos artesanais e gastronômicos. A comitiva tratou junto aos representantes itabiritenses ações em benefício do município e da cidade portuguesa de Trancoso, coirmã de Itabirito, nos âmbitos histórico-cultural e educacional.

Visita do cônsul de Portugal e do Conselheiro das Comunidades Portuguesas 2

“É fundamental estreitar laços com parceiros que enaltecem a nossa história. Portugal é um país irmão, que tem marcante influência na história do município. Receber a visita do cônsul e do conselheiro nos abre um leque de oportunidades e de parcerias que serão benéficas para ambos”, ressaltou o prefeito Orlando Caldeira. 

Visita à Praça do Centenário 

Após conhecer a sede do Poder Executivo, a comitiva seguiu para a Praça do Centenário em visita guiada à Expo Centenário. Curador da exposição, o jornalista Thelmo Lins apresentou a história de Itabirito por meio de objetos e experiências retratadas na mostra instalada no Centro Cultural Padre Francisco Xavier. 

“A história de Itabirito é bela. Trata-se de um município próspero, acolhedor e que tem muito a oferecer a Portugal. A visita foi valiosa e certamente renderá bons frutos”, finalizou o cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Eurico de Matos.