Qualifica-se: Prefeitura de Itabirito oferece cursos para auxiliar profissionais na conquista de emprego

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ofereceu, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, extensa programação de cursos voltados à inserção de profissionais no mercado de trabalho, por meio do Projeto Qualifica-se.

A programação desta edição contemplou temas como elaboração de currículo; comportamento em entrevistas de emprego; mercado de trabalho na era digital; motivação, autoconhecimento e inteligência emocional; e marketing pessoal e empreendedorismo.

“Esse é o primeiro curso presencial realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico desde o inicio da pandemia. O Projeto Qualifica-se tem como objetivo garantir a capacitação dos cidadãos de Itabirito para momentos cruciais da vida profissional, como entrevista de emprego, elaboração de currículo, entre outros”, explicou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Lima.

Para os participantes, o Qualifica-se representou uma grande oportunidade de aprendizado e de sair na frente na busca por vagas de emprego. “Achei bem interessante. Estou desempregada, e o curso ajuda nesse processo de conquistar um novo emprego”, afirmou Josane Almeida Mendes.

Sentimento compartilhado com os instrutores. “Durante o curso, todos puderam aprender a se portar em uma entrevista de emprego, a redigir seu currículo com informações adequadas para conquistar uma oportunidade. É importante que os cidadãos estejam preparados e tenham currículos competitivos para o mercado”, enfatizou a psicóloga e consultora Rúbia Braga.Qualifica-se  (2)

Projeto Qualifica-se

O Qualifica-se Itabirito é um projeto de qualificação profissional e social para o trabalhador, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Ao fim, os participantes recebem certificado de participação.

“O Qualifica-se Itabirito objetiva fomentar competências profissionais e sociais a fim de ampliar oportunidades de geração de renda para os cidadãos, prioritariamente jovens e em vulnerabilidade social, por meio da inserção no mercado de trabalho formal, informal ou do empreendedorismo”, destaca a psicóloga do Sine Itabirito, responsável pelo projeto no município, Ademilde Gomes.