Prefeitura de Itabirito realiza II Seminário Municipal da Integridade

A Prefeitura de Itabirito realizou nessa segunda-feira, dia 5 de dezembro, o II Seminário Municipal da Integridade, Transparência e Combate à Corrupção, em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção. O evento reuniu mais de 110 participantes no Atelier de Artes Integradas, entre autoridades e servidores municipais, convidados e público em geral.

“Além de implantar a cultura ética na administração, temos nos empenhado cada vez mais em promover a transparência e o incentivo a boas práticas administrativas, modernizar nossa estrutura burocrática e aproximar o cidadão itabiritense da administração, de forma que possamos decidir juntos, sempre buscando o interesse público e o bem-estar da população”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

Seminário da Integridade - Painel

Durante o seminário, os palestrantes apresentaram temas como ética na atuação profissional, transparência na administração pública e compliance. “Sabemos que o caminho para alcançar uma cultura ética é longo e deve ser percorrido diariamente. Esses eventos são importantes para o fomento e desenvolvimento dessa cultura”, afirmou a controladora-geral do município, Daniela Orlandi.

A abertura do evento contou com palestra do controlador-geral do Estado de Minas Gerais e presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodrigo Fontenelle. “Foi ótimo falar sobre a Política Mineira de Promoção da Integridade em um município engajado com ações de transparência e integridade. Itabirito realiza um trabalho efetivo, tanto que conquistou o Prêmio Band Cidades Excelentes em governança e transparência”, pontuou Fontenelle.

Na sequência, o controlador-geral do município de Belo Horizonte, Leonardo Ferraz, ministrou  a palestra com o tema Os desafios do controle interno na atualidade: entre o carimbo, o valor e o compliance.

O evento foi encerrado com o painel Índice de percepção de corrupção mundial e a importância do controle social para o sucesso do compliance, que contou com a participação da controladora-geral de Contagem, Sarah Campos; e do consultor do Banco Mundial e Doutor em Ciência Política, Wesley Matheus. O painel foi mediado pelo diretor de Transparência e DPO da Prefeitura de Belo Horizonte, Leonardo Fogaça, autor intelectual da Lei da Integridade do Rio de Janeiro.

Seminário da Integridade - Rodrigo Fontenelle (1)

“Parabenizo a Prefeitura por realizar esse seminário de transparência e combate à corrupção. Destaco a importância prioritária dessas temáticas para o avanço da administração pública, políticas públicas e do controle social. Que essa iniciativa se reverta na qualidade da entrega do serviço público para o cidadão. Foi um prazer enorme participar”, ressaltou Leonardo Fogaça.