quarta-feira, fevereiro 27, 2019

Tradição nos carnavais de Itabirito: cordões da Velha e da Nova engrandecem a festa na cidade

O Itabirito Folia vem com tudo em 2019 sem esquecer de uma tradição que embala o público há quase 100 anos: os clubes da cidade e blocos carnavalescos. Exemplos disso são o Cordão da Velha, que abre a festa há mais de 35 anos, e o Cordão da Nova, que faz a folia na noite de sábado.

Clubes da cidade são tradicional no Carnaval há quase 100 anos (Créditos: SECOM/PMI)

Clubes são tradição no Carnaval há quase 100 anos (Créditos: Sanderson Pereira/PMI)

O Gato na Tuba, tema do Cordão da Velha em 2019, ganhou um trabalho de resgate da tradição das fantasias de carinhas de gato. O idealizador do Cordão, Ivo Gonçalves Martins, realizou palestras nas escolas municipais enfatizando a cultura carnavalesca da cidade e oficinas de customização das máscaras de gatinho.

Cordão da Nova abrilhanta folia no (Créditos: Sanderson Pereira/PMI)

Cordão da Nova abrilhantará folia no sábado (Créditos: Sanderson Pereira/PMI)

Já o Cordão da Nova trará para a avenida seus bonecos quase centenários, Gilda e Coronel, confeccionado pelo itabiritense Quincas Malheiros, na década de 1920, como sátira ao Coronel Alves, morador ilustre de Itabirito na época. Além dos bonecos, a festa é animada pela Corporação Musical União Itabiritense. O Cordão da Nova vai desfilar pelo 27º ano consecutivo.

Cordão da Velha (Créditos: Sanderson Pereira/PMI)

Cordão da Velha desfilará na sexta-feira, dia 1º (Créditos: Sanderson Pereira/PMI)

O Cordão da Velha desfila a partir das 21 horas, na sexta-feira, dia 1º de março. Já o Cordão da Nova sairá às ruas com as tradicionais marchinhas carnavalescas no dia 2 de março, a partir das 21 horas. As bandas de Itabirito são um bem imaterial da cidade.