quarta-feira, outubro 31, 2018

Projeto Presença: valorização da infância com a participação de 500 crianças

A Praça da Estação ficou repleta no último sábado (27) com a exposição do Projeto Presença 2018. Com o intuito de difundir amor e paz por meio da defesa e valorização da infância, o espaço ganhou ainda mais vida com os bonecos que coloriram a entrada do prédio da Biblioteca Pública de Itabirito. Neste ano, participaram do projeto a Escola Municipal Laura Queiroz e a Escola Professor Jayme de Souza Martins.

Sem as parcerias o projeto não seria esse sucesso. Para Jussara Malheiros, supervisora pedagógica da educação infantil da Escola Professor Jayme de Souza Martins, o projeto trouxe a sensibilização entre as crianças e sua família. “Para nós da escola teve uma grande importância o Presença. Trabalhamos muito o tema proposto esse ano, que é a paz, a tolerância e o valor da doação. Doar algo que a gente não quer mais é fácil, mas doar algo que a gente gostou muito, se apegou, é um exercício muito grande para as crianças”.

Para as coordenadoras do projeto em Itabirito, Cléa Braga e Janaina Oliveira, o projeto vem enaltecer a importância da criança e de uma infância feliz e participativa. “Para nós, o Presença é uma convocação do universo para difundir o amor e a paz por meio da defesa e valorização da infância bem vivida para todas as crianças. Aqui podemos unir contextos tão diversos confiando que o convívio com os diferentes é a possibilidade de superar as desigualdades e construir um mundo novo, uma nova sociedade”, destaca Cléa.

Escolas Laura Queiroz e Jayme de Souza Martins participaram do projeto (Créditos: SECOM/PMI)

Escolas Laura Queiroz e Jayme Martins participaram do projeto (Créditos: SECOM/PMI)

Os bonecos confeccionados neste ano serão doados para uma entidade de Itabirito que será escolhida em breve. A Escola Municipal Laura Queiroz recebeu os bonecos em 2017 e neste ano participou mais de perto do projeto fazendo os bonecos. Para a diretora da escola, Fátima Ribeiro, a dinâmica foi muito encantadora e todos gostaram de participar. “A construção dos bonecos foi realizada na própria escola com os professores e alunos e com oficinas nas quais os pais participaram, diferente do que é proposto pelo projeto em que os bonecos são feitos em casa. Por ser uma escola de tempo integral, fazer o boneco na sala de aula nos aproximou ainda mais das famílias dos nossos alunos”.

Sobre o projeto

A ação voluntária foi criada em 2012, em Salvador (BA), pela RedSOLARE Brasil. A iniciativa visa à mobilização em defesa da Cultura da Infância, em um nó de solidariedade, comprometimento, troca, reflexões e descobertas. Para simbolizar a paz, um dos valores do projeto, todo boneco confeccionado recebe um pequeno coração antes de ser destinado à doação.

O projeto Presença já foi realizado em mais de 50 cidades no Brasil e tem como objetivo criar e distribuir bonecos de pano nos espaços públicos a fim de valorizar a brincadeira, a criatividade e o lúdico, sem o excesso de consumo. A ação faz da criança a protagonista do processo de criação, o que reafirma meninas e meninos como sujeitos potentes, pensantes e críticos perante seu meio social, preservando assim sua visão singular de mundo.