terça-feira, fevereiro 26, 2019

Prefeitura convoca interessados em compor o Conselho Municipal de Política Urbana para Biênio 2019/2020

Cadastramento dos representantes deve ser feito até o dia 11 de março

A Secretaria Municipal de Urbanismo torna pública a convocação dos interessados em compor o Conselho Municipal de Política Urbana, que façam o cadastramento dos representantes até o dia 11 de março 2019, via protocolo na sede da Prefeitura, na avenida Queiroz Júnior, nº 635, Praia.

Serão cadastrados os integrantes da Entidades Empresariais, da Sociedade Ambientalista, das Associações Comunitárias, e dos Engenheiros e Arquitetos.

Os três primeiros órgãos deverão atender aos seguintes requisitos (constituídas há mais de 12 meses, apresentar os dados com sua caracterização jurídica e responsabilidade legal, ata de constituição, cartão CNPJ, ata de eleições da diretoria e ser registrada em Itabirito), já para os Engenheiros e Arquitetos (possuir registro ao seu conselho de classe, ser residente no município de Itabirito e não ser proprietário ou membro de sociedade empresária que vislumbre a realização de empreendimentos imobiliários no município).

A participação social na gestão pública municipal se traduz em meio de influência e contribuição na construção de políticas locais, por meio da relação entre os diversos atores sociais e o município.

O Conselho Municipal de Política Urbana (Compurb) é uma instância de discussão e deliberação de políticas de planejamento urbano e gestão do território de Itabirito, instituído pela Lei 2483 de 15 de março de 2006. Os representantes são escolhidos em eleições, após o cadastramento para mandatos de dois anos. Vale ressaltar que a função dos integrantes do Compurb é considerada serviço de relevância social.