terça-feira, agosto 13, 2019

Mais comodidade para usuários do SUS

Resultados de exames e consultas agendadas em Itabirito agora são disponibilizados online pela Prefeitura

Mais comodidade para usuários do SUS

Agora os resultados de exames e consultas agendadas em Itabirito podem ser acessados em qualquer lugar. Isso porque a Prefeitura implantou um novo sistema para a Secretaria de Saúde, capaz de fornecer ao usuário do SUS tais dados.

Todos os exames realizados no laboratório municipal e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) serão disponibilizados de forma online, com um prazo de cinco dias úteis, após a coleta, por meio do site da Prefeitura. Além disso, o usuário também terá acesso às marcações de consultas agendadas nas unidades de saúde do município. É importante ressaltar que o sistema é válido apenas para exames realizados no laboratório municipal e consultas realizadas na rede pública municipal.

Fácil, rápido e eficiente

Com o pedido do exame em mãos, o paciente deverá se dirigir à Regulação de cada unidade para solicitar a marcação da coleta de material no laboratório e os dados de acesso ao sistema integrado de gestão de saúde. Será fornecido um número de usuário e senha para que seja feito o acesso aos resultados de exames, bem como consultas agendadas nas unidades de saúde do município. Os pacientes que já possuírem exames realizados também podem solicitar seus dados de acesso na recepção das unidades.

Para o secretário de Saúde, Wolney de Oliveira, a ferramenta garante um serviço muito mais rápido e eficiente. “Esta implantação otimiza o serviço público porque disponibiliza e agiliza o acesso do usuário ao exame e ao acompanhamento da marcação da consulta.
Além disso, reduz os custos operacionais, pois cerca de 30% dos exames eram impressos e não era buscado nas unidades, o que causava repetição dos procedimentos. Elimina também os custos com impressão, telefonia e deslocamento para entrega dos resultados”.

Segurança e privacidade
É importante ressaltar que o acesso aos dados é individualizado e não pode ser disponibilizado a terceiros, exceto em caso de menores de idade e para responsáveis legais.

Para acessar os resultados de exames e consultas agendadas clique aqui