quarta-feira, julho 4, 2018

JULIFEST: Saiba tudo sobre a maior festa junina de Minas Gerais

Povo hospitaleiro e delícias da tradição mineira reunidos em um arraial bonito “demais da conta”

JULIFEST: Saiba tudo sobre a maior festa junina de Minas Gerais

A maior festa junina de Minas Gerais, a Julifest, está chegando para esquentar os corações e embalar as tardes e noites em Itabirito. De 12 a 15 de julho, o público poderá viver o melhor da tradição mineira: uma culinária inesquecível, aliada à atrações culturais de peso e com forte apelo local. Esses são os ingredientes perfeitos que fazem da Julifest um evento de sucesso há 27 anos.

Organizada pela Prefeitura Municipal de Itabirito, a festa irá contar com grandes nomes do cenário musical. Em quatro dias de festa, milhares de pessoas terão a oportunidade de curtir de forma gratuita grandes shows do cenário musical, além de valorizar o talento de artistas itabiritenses. E para esquentar as noites frias de julho e animar as tardes, a programação oficial contará com atrações regionais e grandes shows como Michel Teló (12), Sidney Magal (13), Diogo Nogueira e grupo Beco do Rato (na tarde do dia 14), Bell Marques (na noite de sábado) e Matheus e Kauan (15).

Algumas atrações especiais trarão também um tom diferenciado para esta edição, com a presença das quadrilhas juninas locais e visitantes, além de atrações culturais como a Guarda de Moçambique do Divino Espírito Santo, um tributo de violas que homenagearão Tião Carreiro e Pardinho e um passeio pelas danças folclóricas brasileiras com a participação da Cia. de Danças Folclóricas Aruanda que estará também no elenco de atrações culturais.

Programação diurna e noturna prometem agitar moradores e turistas (Foto: Demétrio Aguiar).

Tema e decoração

A 27ª edição da Julifest será marcada pelo resgate das tradições da cultura popular brasileira. A diversidade dos ritmos, cores e formas prometem ser a grande aposta desta edição. As danças folclóricas serão a principal motivação para os elementos da decoração da grande praça do evento, com muitas bandeirinhas e estandartes religiosos.

Todos os anos, casas temáticas são montadas na Praça dos Inconfidentes (Foto: Sanderson Pereira)

Estrutura e Segurança

Com mais de 39 mil metros, a Praça dos Inconfidentes é o local escolhido para a criação de uma cidade cenográfica, com igrejinha e casas temáticas, onde são vendidos quitutes regionais, bebidas e o tradicional pastel de angu, que serão produzidos neste ano pelas 22 associações de bairro participantes. Além de dois grandes palcos, palco menor, casa do turista, sanitários, estacionamento para mais de 500 carros e uma completa infraestrutura de atendimento.

Em quatro dias de festividades gratuitas, a Julifest conta com diferenciado esquema de segurança, respaldados pela Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Durante todos os dias, o evento contará com postos de atendimento, ambulâncias, brigadistas e segurança particular, além de revistas na entrada do evento e escoltas na parte interna da Praça dos Inconfidentes e no seu entorno, para garantir a comodidade e segurança de todos.

Atrações deste ano prometem agitar o público (Foto: Nereu Jr)

Além das barraquinhas, dois palcos grandes, um palco menor, casa do turista, sanitários, caixa único e estacionamento integram a estrutura do evento (Foto: Nereu Jr)

Premiações

Faz parte também do evento a eleição da Rainha da Julifest. As candidatas são selecionadas anteriormente e, durante a festa, uma comissão julgadora vota e elege a representante do ano, que recebe uma faixa e um presente da administração municipal. As associações comunitárias também passam pelo crivo, sendo votadas por uma comissão especial e também pelo público. As casas temáticas mais bem votadas recebem uma premiação que é revertida em benefício para a comunidade de cada bairro.