27°
max
18°
min
licitações
em Andamento
chamamento
público
Controladoria transparência

Descubra Itabirito

Venha conhecer as atrações culturais, naturais, turísticas e gastronômicas que Itabirito oferece!

Descubra Itabirito

Roteiros Turísticos

Os roteiros turísticos de Itabirito são uma excelente forma de conhecer os encantos da cidade de modo apaixonante.

Roteiros Turísticos

Descubra Itabirito

Venha se encantar com belezas naturais e paisagens de encher os olhos, acolhidas pelas montanhas e águas cristalinas das cachoeiras.

Descubra Itabirito

Descubra Itabirito

Com igrejas singulares e paisagens naturais exuberantes, os distritos de Acuruí e São Gonçalo do Bação são pontos turísticos que contam um pouco mais da nossa história.

Descubra Itabirito

Programação

Aqui você fica por dentro de toda a programação esportiva e cultural promovida pela Prefeitura de Itabirito.

Programação

Notícias

Fique por dentro do que acontece aqui. Melhorias, inaugurações e ações da administração em um só lugar.

Notícias

negócios e investimentos

Diversificação da economia, geração de novas oportunidades, mais empregos, melhor qualidade de vida para todos. É assim que Itabirito se desenvolve.

negócios e investimentos

Empresas

Conheça algumas das empresas instaladas na cidade.

Empresas

Serviços

Conheça aqui todos os serviços prestados pela Prefeitura

Serviços

Sine

Inserção no mercado e geração de renda ao seu alcance.

Sine

Qualificação Profissional

Educando, profissionalizando e transformando estudantes.

Qualificação Profissional

Unidades de Saúde

A Saúde em Itabirito é algo levado a sério. Estamos sempre prontos para cuidar de você.

Unidades de Saúde

Linhas de Ônibus

Confira as principais linhas de transporte público.

Linhas de Ônibus

Prefeitura

Conheça as atividades e serviços da Prefeitura.

Prefeitura

Estrutura Organizacional

Saiba mais sobre a estrutura organizacional da Prefeitura e principais atividades, responsabilidades e contatos das secretarias.

Estrutura Organizacional

Portal Tributário

Todas as informações tributárias em um só clique.

Portal Tributário

Espaço do Servidor

Transparência na comunicação e atendimento ao servidor.

Espaço do Servidor
quinta-feira, outubro 4, 2018

Festival de Turismo mostra a força do segmento em Itabirito

Festival de Turismo mostra a força do segmento em Itabirito

Entre os dias 20 e 30 de setembro a população de Itabirito pode acompanhar o Festival de Turismo, que teve diversas atividades como a Feira Gastronômica do Pastel de Angu na Praça da Estação, lançamento e Mostra “Têle em Casa” na Casa de Cultura Maestro Dungas, o Workshop de Conservação Preventiva de Acervos, o evento Memórias em Prosa, Encontro dos Conselhos Municipais de Turismo, Cultura e Patrimônio e a edição especial do Projeto Caminhadas na Natureza, além da exposição “Culto religioso à imagem do Senhor Bom Jesus do Matozinhos”. O Festival de Turismo fez parte das comemorações do aniversário de 95 anos de Itabirito- Rumo ao Centenário.

Feira Gastronômica do Pastel de Angu

Saborear o tradicional pastel de angu de Itabirito nos embalos de jazz e blues foi o programa de sábado. A Feira Gastronômica do Pastel de Angu reuniu milhares de pessoas, que também tiveram a oportunidade de aprender a fazer a iguaria em oficinas durante o evento, no Complexo Turístico da Estação.

Na visão da culinarista Conceição de Paula Moreira, a realização do evento enfatiza a importância do pastel de angu para a cidade. “É um bem imaterial de Itabirito e nós temos que preservá-lo. O festival é muito bom”, afirmou. “Eu achei o evento muito bom. Maravilhoso! Gosto de mistura de músicas, jazz, é diferente do que a gente está acostumado a ver em outras festas na cidade. É uma alternativa. E a gastronomia também é muito legal. Coisa de primeiro mundo”, exaltou a itabiritense Rosana Gurgel Ribeiro.

A novidade esse ano foi o concurso do “melhor pastel de angu” com a participação das dez produtoras do pastel presentes no evento. De acordo com a Diretora de Turismo, Michilene Rodrigues, foi um “concurso às cegas”, onde três jurados convidados e duas pessoas do público experimentaram os pastéis sem saber qual de quem era a produção. Cada jurado escolheu uma nota de 1 a 10, considerando os quesitos: Sabor e Formato. A vencedora foi a Sra. Lucymeire mais conhecida como “Zizi”, que levou como prêmio um vale compras do Farid e duas diárias de hotel.

Mostra “Telê em Casa”

A Casa de Cultura Maestro Dungas sediou, na quinta-feira dia 20 de setembro, a abertura oficial dos Festivais de Turismo e Teatro, além do lançamento da Mostra “Telê em Casa”, que trouxe a Itabirito parte do acervo de Telê Santana, um dos maiores nomes da história do futebol. A mostra ficou aberta ao público no período de 21 a 30 de setembro.

Durante o evento, Renê Santana, filho do ex-treinador da seleção brasileira, ressaltou a relação de Telê com a cidade natal.”Fico muito emocionado quando venho a Itabirito. Renasci aqui junto com meu pai, que apontava toda a jornada de sua vida quando vínhamos a Itabirito”, destacou.

Workshop

No dia 26 aconteceu na Casa de Cultura, o workshop de conservação preventiva de acervo. Para José Antônio de Souza, um dos participantes, a oficina foi muito proveitosa. “Possuo um acervo de mais de 3,5 mil jornais, além de documentos, livros e revistas que contam a história de Itabirito. Essa iniciativa é importante para ensinar a maneira correta de manter esse material em perfeito estado”. Para o instrutor do workshop, Luan Barbosa, a iniciativa visa mostrar a importância da preservação. “O workshop foi pensado dentro da temática do Festival de Turismo para mostrar o valor que o poder público e sociedade dão aos bens patrimoniais, tanto materiais quanto imateriais”.

Programação incluiu workshop de conservação de acervo (Créditos: SECOM/PMI)

Programação incluiu workshop de conservação de acervo (Créditos: SECOM/PMI)

Memórias em Prosa

A apresentação do “Memórias e Prosa – Uma Noite para Lembrar-se de Nós” aconteceu no dia 27, na sede do Coral Canarinhos de Itabirito, onde personalidades da cidade contaram histórias do passado de Itabirito.

Noézia Ferreira da Costa, uma das mais antigas costureiras de Itabirito, representou o ramo da alta-costura itabiritense. Os demais convidados foram selecionados pelo belo trabalho desenvolvido na sociedade: Claudio Simões por ser um dos fundadores do Rotary; Ivo Gonçalves Martins pelo trabalho junto à Corporação Musical Santa Cecília e a vida comunitária como vereador e vice-prefeito; Ieda Carvalho pelos anos de serviços prestados na Escola Ana Amélia de Queiroz, no Coral Santa Cecilia e como personagem bíblica Verônica na Semana Santa de Itabirito desde 1954; José Antônio Braga, desembargador aposentado, sempre participou da vida comunitária exercendo papel importante no Hospital São Vicente de Paula, Rotary, OAB e União Esporte Clube; Guilherme Woods pelos serviços prestados nas áreas da saúde, cultura e na Escola de Samba Império da Saudade e Coral Canarinhos de Itabirito.

(Créditos: SECOM/PMI)

No dia 27, personalidades contaram histórias de Itabirito (Créditos: SECOM/PMI)

Para Ivo Gonçalves Martins, um dos convidados da noite, o evento foi uma oportunidade ímpar de lembrar dos fatos e histórias que marcaram Itabirito.”Achei muito bom e parabenizo a toda a organização por buscar e valorizar as memórias de Itabirito. Foi importante para o resgate e registro da nossa história. Parentes meus que estavam presentes não sabiam de algumas das histórias contadas. Tudo foi lindo, as histórias, o Coral Canarinhos, mas destaco as meninas do teatro na interpretação da linda história de amor de Noézia. Foi emocionante! Esse evento deve ser um exemplo”.

Conselhos Municipais de Turismo, Memória e Patrimônio

Dentro da programação do Festival de Turismo os conselhos municipais de Turismo, Cultura e Patrimônio se reuniram pela primeira vez. A atividade, que aconteceu no distrito de Acuruí, consistiu na apresentação dos trabalhos realizados pelos conselhos, na eleição das dez personalidades e nos dez fatos mais marcantes nos 95 anos de Itabirito.

A eleição se deu por meio de uma lista de dezenas de nomes levantados por meio de pesquisa pelo historiador recém-chegado a Itabirito Breno Coelho, da Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo.

A (Créditos: SECOM/PMI)

Conselhos de Turismo, Cultura e Patrimônio se reuniram (Créditos: SECOM/PMI)

Para Dalvo Felix, vice-presidente do conselho Municipal de Políticas Culturais, é muito importante a união dos conselhos. “Juntos podemos debater os fatos que surgem no dia a dia para colocar em prática e proporcionar o desenvolvimento da cidade”.

Por fim, os conselheiros visitaram a recém-restaurada Igreja de Nossa Senhora da Conceição.