quarta-feira, outubro 10, 2018

Feira do Livro promove a cultura da leitura em Itabirito

Evento contou com variada programação durante cinco dias

Feira do Livro promove a cultura da leitura em Itabirito

Fomentar a leitura, aumentar a circulação de livros e promover o encontro de profissionais e amantes da leitura e de toda a cadeia econômica do setor na região. Esses são alguns dos objetivos da Feira do Livro, realizada entre os dias 3 e 7 de outubro, em Itabirito. Com o tema “Desafios da Leitura no Século 21 – Livro, tecnologias e novas formas de apropriação”, a 13ª edição do evento envolveu cerca de 6000 pessoas de diversas idades durante os cinco dias.

A programação contou com palestras, oficinas, rodas de conversas, atividades lúdicas, shows e jogos. Além das atividades, foram distribuídos em torno de 700 vale livros. “A Feira busca externar o trabalho realizado durante todo o ano pela biblioteca pública. Queremos que as pessoas enxerguem, usem e percebam a importância deste espaço. Tivemos um trabalho recente de modernização dos serviços e renovação do acervo, sempre buscando maior presença da população dentro deste ambiente”, ressaltou o diretor de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney de Figueiredo.

Jogos Literários foram destinados para jovens (Créditos: SECOM/PMI)

Presente no evento, o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, falou sobre a importância da iniciativa. “Itabirito é um dos municípios que tem um dos programas culturais mais interessantes, dinâmicos e exemplares de Minas Gerais. Sempre acontece alguma coisa especial, como a Julifest e uma série de outras promoções, entre as quais eu destaco a Feira do Livro, que é uma referência no mundo do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas do Estado”, afirmou.

Para todas as idades

A Feira contou com programação para todas as idades e, como não poderia deixar de ser, teve uma atenção especial com as crianças. Além das atividades realizadas na Praça da Estação, as ações chegaram também nas escolas públicas municipais, aproximando o público infantil ao hábito da leitura. Aluna da escola municipal Nathália Donada Melillo, a pequena Ana Clara, gostou de participar da “Hora do Conto”. “A leitura é muito importante, pois podemos aprender muita coisa nova”, disse.

Oficina Criando Mostro (Créditos: SECOM/PMI)

Para os pais, também foi uma oportunidade de aproximar os filhos do mundo dos livros. “Trouxe meu filho para que ele crie o hábito da leitura. Fiz questão de levá-lo também ao Festival de Teatro, pois é importante para ele despertar o interesse pela cultura”, contou a mãe do pequeno Derick, de 3 anos, Maria Aparecida Braga.

Os jogos literários foram o destaque para os jovens. No sábado, as equipes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e do Grupo de Escoteiros Cata Branca participaram de uma competição com a temática da literatura. Por meio de tarefas prévias e relâmpagos, os participantes, de 16 anos, testaram o conhecimento a cerca de autores e obras nacionais.

Movimentação Cultural e Econômica

Além de acompanhar a rica programação do evento, o público teve a oportunidade de conhecer o trabalho de diversos escritores da cidade e comprar livros. Pelo segundo ano, o empresário Antônio Senem, sócio da Livraria Itabirito, foi o responsável pela coordenação da parte de livros, unificando o trabalho antes realizado pelas diversas editoras. “A Feira é uma oportunidade para reduzir a distância entre quem quer ler e o livro. É também uma forma de divulgar os escritores locais”, afirmou.

Programação contou com atrações musicais (Créditos: SECOM/PMI)

A Feira também serve como incentivo para aqueles que desejam ser escritores. Este é o caso da itabiritense Tatiana Minardi, que havia escrito uma história em 2012, mas só publicou em 2017.  “Tinha muita vontade de lançar o livro, mas não tinha muita noção de como fazer, além de ter certa insegurança. Mas depois de começar a participar da feira, em 2014, comecei a ganhar confiança. É inspirador ver outros autores, receber dicas e conversar com eles. Isso mostra que é possível. Além disso, toda a equipe da biblioteca dá um incentivo para os escritores”, explicou.

Programa de Incentivo à Leitura

Idealizada e organizada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo/Diretoria de Cultura e pela Biblioteca Pública, a Feira do Livro é uma das iniciativas que integram o Programa de Incentivo à Leitura. As ações fazem parte das metas do Plano Municipal de Cultura que instituiu pela Lei Municipal nº 3197, de 07 de dezembro de 2016, o “Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas”. Esta política pública alinha o município às políticas do Livro no nível federal e estadual. A meta principal do Plano Municipal do Livro é a implementação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura. O projeto 2018 contempla, além da Feira do Livro, o Inverno Literário, as Oficinas de Grafite com os Murais, Clube de Leitura, Cine Livro, Toda Sexta Tem História, Roda de Causos e as Exposições Literárias e Pedagógicas, todos conectados ao projeto ”Itabirito Rumo ao Centenário”. A Feira é realizada em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo e a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito – Adesita, através de Termo de Colaboração.

Secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, elogiou evento (Créditos: SECOM/PMI)