sexta-feira, fevereiro 1, 2019

Eleição define membros do Codema para o biênio 2019/2020

Eleitos para o conselho têm responsabilidade de garantir o crescimento sustentável de Itabirito

Eleição define membros do Codema para o biênio 2019/2020

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Melhoria do Ambiente (Codema) realizou uma eleição para definir seus membros no biênio 2019/2020. A escolha aconteceu na última quinta-feira, dia 24, e contou com a participação empresários, servidores, organizações civis e cidadãos preocupados com o meio ambiente.

“Quero agradecer a presença de todos vocês, que foram muito importantes durante todo esse biênio, e parabenizar a nova composição do Conselho”, destacou Antônio Marcos Generoso, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e presidente do Codema.

O pleito consagrou a participação de novos membros no Conselho. A Associação de Guardas Municipais de Itabirito venceu a eleição para a cadeira de associações comunitárias e afins. As quatro vagas destinadas à entidades representativas da sociedade civil organizada ficaram com Adesita, CDL, Rotary e Acei (Associação Comercial Empresarial de Itabirito). A ONG Vida Animal foi a vitoriosa para a cadeira de entidade com função de defesa do meio ambiente.

aa (Créditos: Divulgação)

Presidente do Codema exaltou participação popular (Créditos: Divulgação)

Além das seis cadeiras preenchidas nas eleições, o Conselho também é composto por seis membros do poder público, sendo um representante das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Urbanismo cada; uma cadeira para o Saae; uma vaga para a Câmara de Itabirito; e um representante da Emater. Ao final da eleição, Generoso ressaltou que o Conselho continua aberto para a participação de todos durante suas reuniões. “Ouvindo todo mundo, a gente toma uma decisão mais acertada”, definiu o presidente do Codema.

Fundado em dezembro de 1994, por meio da Lei Municipal 1880/94, o conselho tem o objetivo de propor diretrizes para a Política Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, respeitadas as competências da União e do Estado. Além disso, propõe normas técnicas e legais, ações e procedimentos visando à defesa, conservação, recuperação e melhoria da qualidade ambiental do município.