quinta-feira, maio 30, 2019

Comissão de Proteção à Fauna, Serviço de Controle Animal e Guarda Municipal recolhem animais submetidos a maus tratos

A Comissão de Proteção à Fauna (CPF), o Serviço de Controle Animal e a Guarda Civil Municipal de Itabirito realizaram nessa terça-feira, dia 28 de maio, o recolhimento de quatro cães que estavam sendo submetidos a maus tratos em residência no bairro Vila Gonçalo. A ação teve apoio da Polícia Civil.

Efetivada observando a previsão do art. 25 e 32 da Lei Federal 9.605/98, a retirada dos animais da residência ocorreu depois de a Guarda Civil Municipal e a Comissão de Proteção à Fauna receberem denúncias, incluindo um vídeo que caracterizava as agressões realizadas na residência.

Na última sexta-feira, dia 23 de maio, a GM e a CPF, acompanhadas da Polícia Civil, já haviam ido à residência para averiguar a denúncia. Na data, no entanto, a proprietária não se encontrava no local.

Depois de atendidos pela veterinária Tamires Verazani, coordenadora técnica do Serviço de Controle Animal, os quatro cães recolhidos – dois machos e duas fêmeas – serão disponibilizados para adoção acompanhada.

“Lembrando que, devido à forma como foram criados, são animais amedrontados e que precisarão de cuidados e paciência para voltarem a confiar em seus tutores, nós, seres humanos”, salienta a profissional.