quarta-feira, maio 15, 2019

Combate ao trabalho infantil em rede é tema do Fórum DCA em Itabirito

Aconteceu no último dia 8 de maio o Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA). Desta vez, o tema abordado foi o trabalho infantil em rede. A coordenadora Geral do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FECTIPA), Elvira Mirian Veloso de Mello Cosendey, foi quem ministrou o fórum, que aconteceu no Cepep.

O tema abordado foi de extrema importância para elucidar as ações que devem ser promovidas visando à erradicação do trabalho infantojuvenil. A secretária de Assistência Social, Jussara Vieira, ressalta que as crianças devem se concentrar em atividades educativas, e não no trabalho. “É sempre importante tratar esse tema, pois o trabalho infantojuvenil provoca um ciclo de exclusões. Na infância a exclusão se dá quando perde a oportunidade de brincar, estudar e aprender. Já na idade adulta quando perde a oportunidade de trabalho, por falta de qualificação profissional. Na velhice a exclusão se dá pela falta de condições dignas de sobrevivência”.

O evento proporcionou aos profissionais que integram o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente do município mais conhecimentos sobre o conceito de trabalho infantil proibido, as respectivas modalidades do trabalho infantojuvenil, a definição da rede de proteção a crianças e adolescentes, bem como os desafios da erradicação do trabalho infantil no Brasil.

O Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizado mensalmente, na primeira quarta-feira de cada mês, com a finalidade de promover a integração entre os diversos segmentos que atuam na rede de atendimento a crianças e adolescentes, melhorando e fortalecendo os serviços prestados.