licitações, contratos

Campanha de vacinação contra gripe tem início em Itabirito

Imunização segue até o dia 26 de maio nas UBSs

Campanha de vacinação contra gripe tem início em Itabirito

Começou nesta segunda-feira, 17 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe, em Itabirito. As pessoas que se enquadram nos grupos prioritários têm até o dia 26 de maio para irem às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência e se imunizarem. É necessário levar o cartão de vacinação.

A vacinação gratuita é oferecida para crianças com mais de seis meses de vida e menores de cinco anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias (puerperio), adultos com mais de 60 anos, profissionais da área de saúde e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Este ano, a vacinação também é destinada a professores de ensino básico e superior de escolas públicas e privadas, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas.

A vacina deve ser tomada anualmente e confere imunidade para os tipos mais graves da Influenza, incluindo o H1N1. As doenças são mais comuns no outono e inverno.

Dia de mobilização

Em 2017, o dia de mobilização será realizado no sábado, 13 de maio. Neste dia, as UBSs funcionarão das 8h às 16h para que as pessoas que não conseguem se imunizar durante a semana tomem a vacina.

Influenza

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelo contato com superfícies contaminadas. A doença pode ser causada pelos vírus Influenza A, B e C e a vacinação é a forma mais eficaz para prevenção da Influenza grave e suas complicações.