Prefeitura de Itabirito inaugura sala de robótica na Escola Municipal Guilherme Hallais França

Prefeitura de Itabirito inaugura sala de robótica na Escola Municipal Guilherme Hallais França

Em uma iniciativa inovadora, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou nessa quarta-feira, dia 24 de abril, a sala de robótica da Escola Municipal Guilherme Hallais França, no bairro Vila José Lopes. Alunos da escola participaram da apresentação da sala de aula equipada com robôs, computadores, impressora 3D e outros equipamentos necessários à realização das aulas. 

 “Proporcionar essa oportunidade às crianças é fundamental. O conhecimento adquirido nas aulas de robótica auxiliará a jornada delas na universidade e no mercado de trabalho. A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia e, por isso, elas terão uma oportunidade ímpar de aprendizado e desenvolvimento de habilidades”, destacou o prefeito Orlando Caldeira. 

 Os alunos terão orientação especializada da empresa IP Control Tecnologias Integradas. “A oferta de aulas de robótica proporcionará aos nossos alunos uma amplitude de conhecimentos e oportunidades de inserção no mercado. É um diferencial”, afirmou a secretaria de Educação, Iracema Mapa. 

 Sentimento compartilhado com a diretora da Escola Guilherme Hallais França, Teresinha Alves. “As aulas de robótica vão transformar o processo de aprendizagem em algo prazeroso. Além disso, vão oportunizar conhecimento especializado em tecnologia aos alunos”, acrescentou. 

 Robótica nas escolas 

 O projeto é realizado em 12 escolas da rede municipal de ensino. Alunos de 1° a 9° anos do ensino fundamental têm contato direto com a tecnologia. A teoria aliada à prática proporciona aprendizagem focada na pesquisa, descoberta e construção de tecnologias como resultado do conhecimento adquirido. 

 A iniciativa prepara os estudantes para um mercado de trabalho competitivo e exigente. “Desenvolvemos em sala mais de 30 temas relacionados à inovação tecnológica. Dentro desse leque, preparamos os alunos para as profissões do futuro, como a de programador, metaverso, modelagem em realidade virtual”, ressaltou o coordenador de unidades da IP Control, Iuri Teixeira Lopes.