Sustentabilidade: Prefeitura de Itabirito entrega sistema de energia solar fotovoltaica em 24 prédios públicos

Sustentabilidade: Prefeitura de Itabirito entrega sistema de energia solar fotovoltaica em 24 prédios públicos

A Prefeitura de Itabirito, por meio do Gabinete de Governo, realizou na manhã desta sexta-feira, 12 de abril, no hall da Prefeitura, a cerimônia de entrega do sistema de mini e microgeração de energia elétrica a partir da fonte primária solar em 24 prédios públicos. 

No total, as usinas instaladas gerarão mais de 237 mil kwh por mês, sendo 100% do total de energia consumida atualmente pela Prefeitura, proporcionando significativa economia para o município. Ao longo dos próximos 25 anos, mais de 2 mil toneladas de gases de efeito estufa deixarão de ser emitidos na atmosfera, o que equivale ao plantio de 57 mil árvores.  

“Entregamos um investimento que consolida Itabirito como protagonista nas ações de mitigação e adaptação climática. Estamos na vanguarda da economia verde. Além disso, esse sistema inovador e de extrema importância garante uma economia considerável aos cofres públicos com contas de energia muito mais baratas. Todos ganham com essa iniciativa”, destaca o prefeito, Orlando Caldeira. 

Durante o evento, aconteceu a apresentação do funcionamento do sistema de energia solar fotovoltaica. As usinas de energia foram instaladas em prédios públicos como a sede administrativa, escolas municipais, unidades de saúde, ginásios esportivos, além do Aterro Sanitário, Terminal Rodoviário, sede da Brigada Municipal, Senai, Parque Ecológico, Cemitério Parque da Esperança, Centro Administrativo e Almoxarifado municipal.

Entrega usinas fotovoltaicas (2)

Os benefícios da inovação já são perceptíveis. Na Escola Municipal Natália Donada Melillo, no mês de outubro de 2022, antes da implantação do sistema, a conta de luz foi de R$2.477,62. A partir do funcionamento da usina de energia, a escola pagou, no mês de janeiro de 2024, R$94,76. 

“Essa iniciativa era uma meta de médio prazo dentro do Plano de Ação Climática a ser cumprida em 2030 e conseguimos adiantar essa entrega em seis anos. Isso mostra o engajamento e compromisso da administração municipal para que Itabirito seja um município modelo na política ambiental”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Frederico Leite. 

A cerimônia de entrega contou com a participação de autoridades municipais, servidores e representantes da empresa Ultra Energia, responsável pela implantação do sistema.