Inteligência Artificial na Prefeitura de Itabirito: sistema gratuito previne irregularidades em processos licitatórios

Inteligência Artificial na Prefeitura de Itabirito:   sistema gratuito previne irregularidades em processos licitatórios

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Controladoria Geral do Município (CTGM), utiliza abordagem inovadora para fortalecer a fiscalização e prevenção de irregularidades em processos licitatórios. A adesão à ferramenta Alice – Analisador de Licitações, Contratos e Editais, desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU), marca um avanço significativo na gestão pública municipal. 

O sistema Alice é uma plataforma gratuita movida por tecnologias de inteligência artificial (IA) e mineração de dados, projetada para realizar análise abrangente e automática dos editais de licitação, identificando possíveis inconsistências ou irregularidades. Ao detectar potenciais problemas, o sistema emite alertas imediatos à equipe da Subcontroladoria de Auditoria Interna, que conduz análise preliminar e, se necessário, toma medidas rápidas para correção. 

"A ferramenta Alice proporciona uma nova dimensão à nossa capacidade de fiscalização e prevenção", destaca a subcontroladora de Auditoria, Karina Moura. Segundo a subcontroladora, a equipe terá mais agilidade nas avaliações, além de acesso a análises textuais automatizadas e integração com diversos bancos de dados, o que permite atuação mais eficiente. 

A iniciativa visa também aperfeiçoar a gestão de recursos públicos. A controladora geral do Município, Daniela Orlandi, ressalta que o principal objetivo é proporcionar maior segurança nas decisões tomadas pela gestão municipal. "Com a utilização da Alice, buscamos mitigar os riscos envolvidos nas contratações públicas e, consequentemente, melhorar a aplicação dos recursos públicos. Isso reforça o compromisso com a transparência e a eficiência na administração pública", avalia. 

Sistema Alice 

Desenvolvida em 2015 pela Controladoria Geral da União (CGU), a ferramenta atualmente é utilizada por mais de 550 instituições das esferas federal, estadual e municipal, integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

 

Saiba como funciona o Alice