20°
max

min
licitações, contratos
e chamamento público
contas
públicas
transparência

Descubra Itabirito

Venha conhecer as atrações culturais, naturais, turísticas e gastronômicas que Itabirito oferece!

Descubra Itabirito

Roteiros Turísticos

Os roteiros turísticos de Itabirito são uma excelente forma de conhecer os encantos da cidade de modo apaixonante.

Roteiros Turísticos

Descubra Itabirito

Venha se encantar com belezas naturais e paisagens de encher os olhos, acolhidas pelas montanhas e águas cristalinas das cachoeiras.

Descubra Itabirito

Descubra Itabirito

Com igrejas singulares e paisagens naturais exuberantes, os distritos de Acuruí e São Gonçalo do Bação são pontos turísticos que contam um pouco mais da nossa história.

Descubra Itabirito

Programação

Aqui você fica por dentro de toda a programação esportiva e cultural promovida pela Prefeitura de Itabirito.

Programação

Notícias

Fique por dentro do que acontece aqui. Melhorias, inaugurações e ações da administração em um só lugar.

Notícias

negócios e investimentos

Diversificação da economia, geração de novas oportunidades, mais empregos, melhor qualidade de vida para todos. É assim que Itabirito se desenvolve.

negócios e investimentos

Empresas

Conheça algumas das empresas instaladas na cidade.

Empresas

Serviços

Conheça aqui todos os serviços prestados pela Prefeitura

Serviços

Sine

Inserção no mercado e geração de renda ao seu alcance.

Sine

Qualificação Profissional

Educando, profissionalizando e transformando estudantes.

Qualificação Profissional

Unidades de Saúde

A Saúde em Itabirito é algo levado a sério. Estamos sempre prontos para cuidar de você.

Unidades de Saúde

Linhas de Ônibus

Confira as principais linhas de transporte público.

Linhas de Ônibus

Prefeitura

Conheça as atividades e serviços da Prefeitura.

Prefeitura

Estrutura Organizacional

Saiba mais sobre a estrutura organizacional da Prefeitura e principais atividades, responsabilidades e contatos das secretarias.

Estrutura Organizacional

Portal Tributário

Todas as informações tributárias em um só clique.

Portal Tributário

Espaço do Servidor

Transparência na comunicação e atendimento ao servidor.

Espaço do Servidor

Conheça Itabirito

No fim do século 17, as descobertas de ouro nas imediações de Sabará e Ouro Preto provocaram um grande deslocamento de pessoas para a região central de Minas Gerais. Colonos e imigrantes de vários lugares começaram a povoar as terras que, em pouco tempo, transformaram-se em arraiais, freguesias e vilas.

Arthur Seabra

Crédito: Arthur Seabra

Segundo o historiador mineiro Augusto de Lima Júnior, a chegada do Capitão-mor Luiz de Figueiredo Monterroio e de Francisco Homem Del Rey à região do Pico de Itaubyra (atual Pico de Itabirito), em 1709, deu início aos primeiros núcleos fixos de habitantes e a intensificação da extração de ouro no atual distrito-sede de Itabirito. As minas de Cata Branca e Córrego Seco, situadas na localidade de Arêdes, são parte deste período.

Inspirados pela imagem de Nossa Senhora presente no retábulo retirado da Nau do Capitão-mor, os habitantes começaram a denominar a localidade como Arraial de Nossa Senhora da Boa Viagem de Itaubyra do Rio de Janeiro. Na parte alta dessa localidade, foi construída a Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem que, posteriormente, tornou-se uma capela curada. Em 1745, devido ao crescimento da população, o arraial foi elevado à categoria de freguesia, passando a ser denominado como Itabira do Campo, e a capela transformada em matriz.

Arthur Seabra.

Crédito: Arthur Seabra

A economia de Itabira do Campo, apesar da crise econômica provocada pela diminuição do ouro em Minas Gerais a partir de 1760, continuou sendo alimentada pelos trabalhos de extrações auríferas e pelas atividades agrícolas e pecuárias. Na Mina de Cata Branca, por exemplo, a empresa inglesa The Brasilian Company Ltda estruturou um dos principais processos tecnológicos de mineração subterrânea existentes no Brasil durante a primeira metade do século XIX. No entanto, o desabamento dessa mina, em 1844, e os maus rendimentos de outras lavras colaboraram para que a crise econômica aumentasse os seus efeitos na freguesia de Itabira do Campo.

Esse cenário arrastou-se até a década de 1880, quando as instalações dos trilhos da Estrada de Ferro Dom Pedro II e a abertura de empresas nos ramos da siderurgia, tecidos e couro acarretaram no crescimento da população, que passou a modificar a feição da freguesia. A antiga paisagem colonial começou a ser substituída pela paisagem industrial. Esse desenvolvimento tornou a base de sustentação para os desejos de emancipação municipal. Em 7 de setembro de 1923, nascia a cidade de Itabirito que, em tupi guarani, significa “pedra que risca vermelho”.