quinta-feira, fevereiro 13, 2020

Prefeitura de Itabirito promove Coleta Seletiva durante a folia

Lixeiras para separação de resíduos são identificadas para o descarte correto de materiais recicláveis e lixo orgânico.

Prefeitura de Itabirito promove Coleta Seletiva durante a folia

Muita música, animação e samba no pé tomam conta do Itabirito Folia 2020. Pensando em aliar festa e sustentabilidade, a Prefeitura de Itabirito disponibiliza lixeiras em todo o Circuito Folia do Carnaval, para a separação e o descarte correto de materiais recicláveis usados pelos foliões, como latinhas e garrafas PET. “Além da preservação do meio ambiente, pensamos numa cidade mais limpa durante a festa. E os foliões têm um papel primordial nesse processo, descartando de forma certa seus resíduos: nos latões verdes, materiais recicláveis; e nos contêineres laranjas, lixo orgânico”, destaca Frederico Leite, secretário de Meio Ambiente.

O incentivo à coleta seletiva na folia de Itabirito começou no Ensaio de Carnaval Batuta Folia, que em 2020 teve três dias de festa. “A coleta seletiva é muito importante, e colocar essa iniciativa em prática, em eventos como o Ensaio de Carnaval e o Itabirito Folia, faz com que todos ajudem o meio ambiente até enquanto festeja. Acredito que é muito benéfico para a conscientização do folião”, enfatiza Bruna Campideli, moradora do bairro Agostinho Rodrigues, que aprovou a iniciativa durante a edição do Batuta Folia na Avenida dos Inconfidentes.

Iniciativa começou nos Ensaios de Carnaval Batuta Folia (PMI)

Os materiais recicláveis depositados nas lixeiras identificadas serão destinados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabirito (Ascito) e para a Reciclar. “Itabirito tem um povo organizado, educado, que já cuida do meio ambiente com o serviço de coleta seletiva passando em todos os bairros. Nada mais coerente do que incentivar esse hábito durante o Itabirito Folia 2020 também. Por isso, a Prefeitura convida a todos a pular o Carnaval com consciência ambiental! Vejo todos vocês lá!”, convida Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito.