e ouvidoria

quarta-feira, janeiro 8, 2020

Folia de Reis celebra tradição na Casa do Presépio em Itabirito

Com muita emoção e animação, festejo aconteceu pela primeira vez no local.

Folia de Reis celebra tradição na Casa do Presépio em Itabirito

A Casa do Presépio, localizada no bairro Capanema, recebeu a tradicional festividade da Folia de Reis, que contou com muita animação, música e religiosidade no último dia 06. O festejo é uma das mais autênticas manifestações culturais do folclore brasileiro e, desde 2017, é considerado um Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais. “Sempre tive o sonho de fazer uma Folia de Reis aqui. Estou muito emocionada”, relata Maria de Lourdes Martins, dona da Casa do Presépio.

“Fiquei muito feliz com essa oportunidade de prestigiar essa festa maravilhosa, que marcou o encerramento do presépio. É muito bom saber que em Itabirito tem pessoas que nos encantam com o seu trabalho e com a sua vontade de servir”, destaca o prefeito, Orlando Caldeira durante o evento.

De acordo com a organizadora do grupo responsável por realizar a Folia de Reis, Ana Liz Bastos, o evento teve a direção musical de Aloísio Fonseca, músico e professor da rede pública de ensino, que transformou os manuscritos pautados de sua mãe, Dona Liz Bastos, em música. “O grupo está só começando, vamos continuar a pesquisa sobre o nosso folclore, nossas origens, resgatando a tradições de nossa cidade, tendo como apoio o estudo deixado por minha mãe, Liz Cândida Bastos”, conta a organizadora.

Ana Liz Bastos conta que a ideia surgiu quando ela visitou a Casa do Presépio, e a dona Lourdes falou que tinha o desejo de ter uma Folia de Reis. “Isso me remeteu a memória de minha infância, na qual presenciei por diversas vezes a Folia de Reis no sertão de Minas. Então, para minha sorte, contei com o apoio de grandes amigos que permitiram ter, em pouco tempo, um folguedo folclórico interpretado em toda sua essência, na música, no teatro e na dança”, explica.

Folia de Reis encanta público com muita tradição e cultura (PMI)

O morador do Capanema, Pedro Ayres, acompanhou a Folia e destacou a importância de manter a cultura viva em Itabirito. “É uma alegria imensa ter essa tradição aqui no bairro, além de engrandecer o nome de nossa cidade no cenário nacional. Esperamos que essa tradição possa continuar viva por muito tempo e que meus filhos possam dar continuidade. Como também, que, a cada ano, possa ter mais pessoas envolvidas nessa festa que tivemos o privilégio de prestigiar no dia de hoje”, opina o morador.

A vizinha Adriana Damasceno, que também mora no Capanema, conta que foi um privilégio receber a festividade no bairro. “Achei muito interessante o retorno e a participação da população na Folia de Reis. Acredito que isso fomenta o incentivo à cultura e ao turismo, além de beneficiar ainda mais o nosso município”, comenta a moradora.

Pela primeira vez, acontece Folia de Reis na Casa do Presépio de Itabirito (PMI)

Casa do Presépio de Itabirito

A Casa do Presépio de Itabirito entrou para o Circuito de Presépios e Lapinhas 2019 de Minas Gerais e é responsável por atrair um grande número de visitantes, incluindo turistas de outros países. “A tradição de montar o presépio começou na minha família com a minha avó, passando para a minha mãe, e depois dei continuidade. Também já estou passando para os meus netos”, conta Maria de Lourdes.

Localizada na Rua Gonçalves Dias, 102, bairro Capanema, a atração conta com um presépio gigante, formado por 10.000 peças, e tem previsão de ser aberta para visitação gratuita novamente em outubro de 2020. “Acredito que essa tradição não deve acabar em nenhum país e em nenhuma família. Começando pelas crianças até chegar aos mais velhos. Muitos jovens hoje em dia, não sabem o que é presépio”, conclui Maria de Lourdes, que faz lindamente sua parte para manter a tradição em Itabirito.

Com muita música e animação, a Casa do Presépio recebe Folia de Reis (PMI)