Prefeitura de Itabirito na luta contra o coronavirus

segunda-feira, março 16, 2020

Decretos e Portaria municipais estabelecem regras para conter novo coronavírus

Em Itabirito, suspensão de eventos, alteração na rotina de escolas municipais e prédios públicos são algumas das ações recomendadas.

Decretos e Portaria municipais estabelecem regras para conter novo coronavírus

Com o objetivo manter a saúde e bem-estar da população de Itabirito, passa a vigorar, a partir desta última segunda-feira, 16 de março, o Decreto Municipal 13076, que dispõe sobre medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. O documento determina uma série de ações em todos os espaços públicos municipais, incluindo as praças públicas, Casa de Cultura Maestro Dungas, Complexo Turístico da Estação, Alto do Cristo e área do Julifest, até que se restabeleça a normalidade. O Decreto Municipal segue o padrão das medidas tomadas pelo Governo do Estado e das orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Baixe aqui o Decreto Municipal 13076

Já a Portaria 9863, também publicada nesta segunda-feira (16), dispõe sobre as medidas tomadas na área de Educação em Itabirito.

Baixe aqui a Portaria Municipal 9863.

Abaixo, segue o Decreto Municipal nº 13084/2020, que alterou o artigo 1º, inciso VIII do Decreto Municipal nº 13076/2020, que dispõe sobre as medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento da epidemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo agente Coronavírus (COVID-19)

Decreto Municipal 13084 – Alteracao D13076

No dia 18 de março, o Decreto 13087 e a Portaria 9871 determinaram novas ações de combate ao coronavírus. O conteúdo, na íntegra, pode ser acessado nos links abaixo.

Decreto 13087

portaria nº 9871

Continuando o trabalho de entrentamento ao Covid-19, a Prefeitura de Itabirito um novo decreto em 19 de março. No texto, novas medidas são tomadas para que a população possa manter-se saudável. Confira o conteúdo na íntegra pelo link abaixo:

Decreto 13095

Em 20 de março, o Decreto Municipal 13100 orienta como deve funcionar o comércio para melhor enfrentamento do vírus. A partir dessas determinações, ficam estalecidos que o atendimento seja ‘delivery’, evitando atendimento presencial. Confira o texto na íntegra:

Decreto 13100

O trabalho de contenção ao coronavírus continua por todo o final de semana e, em 21 de março, um novo decreto traz medidas para que a cidade fique melhor protegida, com barreiras sanitárias nas vias públicas de acesso ao município. Veja o texto na íntegra:

Decreto 13101

Confira as principais orientações:

Ficam suspensas as aulas nas escolas municipais e funcionamento para escolas e transporte escolar.

Estão suspensos eventos esportivos, culturais, educativos e outros promovidos pela Prefeitura, que possam trazer aglomeração de pessoas, inclusive em praças e outros espaços públicos ao ar livre. Haverá rodízio de servidores nos prédios públicos municipais e acesso restrito da população a esses locais.

Os decretos também fazem recomendações para comércio, indústria, setor de serviços e entidades sociais, para que reforcem as práticas de higiene.

As recomendações para que sejam evitadas aglomerações incluem cerimônias religiosas (missas, cultos, velórios, casamentos e celebrações em geral) e eventos em bares, restaurantes e casas de shows, sejam em locais abertos ou fechados.

Atenção: qualquer suspeita de Covid-19 deve ser notificada ao serviço de epidemiologia e encaminhada para as medidas necessárias na UPA de Itabirito.

Mais informações pelo telefone (31) 3563-2165.