e ouvidoria

sexta-feira, junho 5, 2020

Barreiras sanitárias proporcionam segurança à população

Em funcionamento desde março, barreiras possuem estrutura adequada e trabalho eficiente

Barreiras sanitárias proporcionam segurança à população

No enfrentamento à Covid-19, desde o início da pandemia, Itabirito passou a contar com uma forma eficaz, que transmite segurança a quem chega e mora na cidade: as barreiras sanitárias.

As três estruturas implementadas na cidade contam com um total de 55 funcionários, entre servidores da Prefeitura e técnicos de enfermagem contratados pelo Icismep (Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba).

Todos os funcionários recebem equipamentos adequados para o trabalho, como aventais de manga longa, toucas descartáveis, máscaras cirúrgicas e luvas. Além disso, na área, protegida por tendas, os profissionais têm acesso a materiais para higienização das mãos, geladeira, microondas, água potável, armários e também recebem lanches. Para resguardar a segurança das equipes envolvidas e do espaço, agentes da Guarda Civil Municipal se revezam entre os turnos.

arreiras contam com estrutura completa para demanda dos servidores (PMI)

No local, é feita a aferição de temperatura de todos que chegam à cidade. Se identificada elevação (a partir de 37,8°) ou outros sintomas que tenham relação à contaminação pelo coronavírus, o indivíduo recebe as orientações necessárias em tempo hábil. Em alguns casos, pode ser encaminhado a um centro médico.

Para o secretário de Saúde, Marco Antônio Félix, “as barreiras controlam o fluxo de pessoas que chegam à cidade, possibilitando a identificação de qualquer anormalidade”.

As duas primeiras estruturas foram instaladas logo no princípio da pandemia. Com a necessidade de reforçar o controle de acesso ao município e proliferação do vírus, uma terceira barreira foi implementada, no último dia 21.

Uma das Barreiras Sanitárias fica no acesso três (PMI)

O prefeito Orlando Caldeira destaca a importância do trabalho. “As barreiras estão sendo fundamentais para conter a transmissão do vírus em Itabirito. O esforço dos profissionais na linha de frente, como médicos e enfermeiros, nos dá a tranqüilidade para enfrentar o momento de forma exemplar”.

Itabirito continua atuando de maneira firme e consciente no enfrentamento à pandemia. Além de cumprir todas as determinações dos órgãos responsáveis, a Prefeitura tem colocado em prática planos estratégicos para o controle da crise, e conta com a colaboração de toda a população e visitantes no cumprimento das medidas adotadas.