Secretaria Municipal de Saúde

Clique aqui para ter informações como telefone e endereços das UBS, Caps, Centro de Reabilitação, Centro de Especialidades Odontológicas, Centro Estadual de Atenção Especializada, Centro de Especialidades Médicas, Laboratório Municipal, Almoxarifado de Medicamentos, Unidade de Pronto Atendimento - UPA, Vigilância em Saúde, Vigilância Ambiental, Serviço e Controle Animal, Saúdo do Trabalhador, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária.

Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA

Missão:

Promover, prevenir, tratar e reabilitar a saúde de todos os cidadãos, de forma integral e contínua, segundo as normas e diretrizes do SUS estimulando a intersetorialidade e o controle social, enfatizando a Educação Permanente em Saúde.

Visão:

Ser reconhecido pelos usuários e trabalhadores da saúde como uma gestão transparente, humana, participativa e um referencial pela excelência e prestação de serviços à população e gestão de recursos.

(31)3561-4013 - Recepção
(31)3561-4068 - Fundo Municipal de Saúde
(31)3561-4069 - Planejamento
(31)3561-4076 - Gestão
(31)3563-2589 - Controle e Avaliação
(31)3561-3932 - Sistema de Informação em Saúde
(31)3561-4036 - Atenção Primária à Saúde

Ouvidoria

Ouvidoria em Saúde é o setor responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS; tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.

Canais de Comunicação:
(31) 3561-2412 e 136
(31) 99249-0534
Online
Endereço: Av. Queiroz Junior, 635
Horario de Atendimento: 8 h as 17 horas

Serviço de Controle e Avaliação - SCA

Seu objetivo é garantir de forma equânime o acesso da população aos serviços de saúde. A forma de acesso do usuário é por meio da UBS de referência.  Os encaminhamentos de procedimentos de média e alta complexidade protocolados nas Unidades são encaminhados para o SCA para realizar a marcação.

 

Av. Queiroz Júnior, 135, 5º andar, Centro Cep:35.450-228

Horário de Atendimento: 8:00h às 17:00h (segunda a sexta)

 

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE 

Conforme informa o site do Ministério da Saúde: “A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade.”

Portanto, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Nas UBS, o usuário recebe os atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Horário de Atendimento: 7:00h às 17:00h (segunda a sexta)

UBS Nossa Senhora de Fátima

(31) 3561-3984 / 3563-4781       

RUA FRANCISCO MARQUES JUNIOR, Nº 209, BAIRRO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.

Corporativo (31) 9 9130-5007.

UBS Central

(31) 3561-4011 / 3561-4092 / 3563-4072  

Rua Dr. Alberto Woods Soares, 179, Santa Tereza

UBS Santa Rita

(31) 3563-1790

Rua 22 de maio, 264, Santa Rita

UBS São José

(31) 3561-2951 / 3561-4018 / 3563-4570

Rua Francisco José de Carvalho, 334, São José

UBS Vila Gonçalo
UBS Vila Gonçalo, Rua Rodrigues Silva, 399, Bairro Vila Gonçalo - 3561-1486. Funcionamento de 7 ás 17h.

UBS Santa Efigênia
Rua: João Pinheiro N° 116 Bairro: Santa Efigênia Tel: 31 99481-0009 - 31 3563 1765 Horário: 07:00 ás 16:00

Zona Rural

Postos de Saúde: Bonsucesso, Ribeirão do Eixo, São Gonçalo do Bação, Córrego do Bação, Água Limpa, Acuruí, Saboeiro e Portões.
(31)99130-9135
(Horário de atendimento: verificar nos posto de saúde de referência)

Unidades Básicas de Saúde do Município oferecem os seguintes serviços:

  • Acolhimentos
  • Vacina;
  • Curativo;
  • Cuidados de enfermagem;
  • Dispensação de medicamentos;
  • Acolhimento (escuta qualificada);
  • Atendimento aos casos agudos e encaminhamento responsável para urgência/emergência;
  • Atenção domiciliar, quando necessário e de forma integrada à equipe de Saúde Família;
  • Consultas médicas, de enfermagem e atendimentos multidisciplinares por outros profissionais de nível superior;
  • Atenção à Saúde Bucal;
  • Ações de vigilância à saúde com identificação e acompanhamento da população com maior vulnerabilidade, oferecendo os programas prioritários definidos a partir do diagnóstico da área;
  • Serviço de Regulação assistencial dos encaminhamentos para marcação de consultas especializadas e exames complementares a partir da classificação de risco.
  • Avaliação e encaminhamento dos pacientes para outros pontos de atenção da Rede SUS/Itabirito, utilizando a referência e contrarreferência como um processo de educação continuada;
  • Operação e/ou alimentação dos Sistemas de Informação em Saúde Municipal, Estadual e Federal;
  • Manutenção regular de estoque dos insumos necessários para o funcionamento da Unidade;
  • Realização de grupos operativos de promoção e educação em saúde (diabetes, hipertensão, puericultura, climatério, gestantes, tabagismo, dentre outros).
  •  

Centro de Atenção Psicossocial I - Caps I (Adulto)

O CAPS I consiste em um serviço de saúde aberto e comunitário, destinado a acolher pessoas em sofrimento psíquico severo e persistente e/ou com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas (BRASIL, 2002, 2004 e 2011). Trata-se de um dispositivo substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos e cujo objetivo é “oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários” (BRASIL, 2004). O CAPS é um dispositivo de atenção psicossocial especializada, sendo responsável pelo cuidado em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo ou não intensivo, realizado de forma articulada com os outros pontos de atenção da rede de saúde e das demais redes (BRASIL, 2011). A equipe interdisciplinar do CAPS I tem como compromisso solidificar a implantação e a oferta de uma prática de assistência a todo cidadão que esteja vivendo um momento de sofrimento mental intenso, garantindo-lhe acolhimento com escuta diferenciada de sua sintomatologia, bem como a construção e a vivência de um Projeto Terapêutico Singular (PTS) que a (o) possibilite alcançar o deslocamento e/ou remissão de seus sintomas e a retomada de suas atividades diárias, dentro do possível para cada sujeito. É função do CAPS atuar como articulador dos diversos dispositivos da Rede de Saúde Mental existentes no Município, assim como fomentar a criação de programas e dispositivos inexistentes junto aos órgãos responsáveis. Para tanto, o CAPS I busca desenvolver suas ações de forma integrada e articulada com os demais serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e as demais redes do município.

(31)3561-1271 / (31)3563-1960 / 975540651

Rua Belo Horizonte, 338 Centro

Horário de Atendimento: 08:00 às 18:00 (segunda à sexta)

 

Centro de Atenção Psicossocial Caps i - Caps Infantil - Centro de Atenção Psicossocial InfantojuvenilCAPSij

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil - CAPSij é um serviço de saúde de caráter aberto e comunitário, que compõe a rede de Atenção Psicossocial – RAPS, e é responsável pelo atendimento a crianças e adolescentes com sofrimento psíquico ou transtorno mental, prioritariamente casos graves e persistentes – incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Atua de forma territorial, seja em situações de crise, seja nos processos de reabilitação psicossocial. Possui equipe multiprofissional: psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeiro, técnicos administrativos, entre outros, que atuam de forma interdisciplinar. Oferta serviços individuais, em grupo, orientação familiar, oficinas terapêuticas, psicoterapia, acompanhamento psiquiátrico, visitas domiciliares. As crianças e adolescentes atendidas no CAPSij chegam encaminhadas por diversos serviços da rede: UPA, UBS, CEMAEE, CREAS, Conselho Tutelar, entre outros. Elas são acolhidas e as demandas são avaliadas por um profissional da equipe que será a referência técnica da criança ou do adolescente. Os casos que após avaliação, não possam ser beneficiados com o trabalho oferecido pelo CAPSij, são encaminhados para outros serviços da rede adequados as suas necessidades.

(31) 3563-4299 / 97554-1003

Avenida Manoel Salvador de Oliveira, 75, Bairro Bela Vista

Horário de atendimento: 8:00 às 18:00 (Segunda a Sexta)

Centro Especializado em Reabilitação – CER II

O Centro Especializado em Reabilitação de Itabirito – CER tipo II é um ponto de atenção ambulatorial da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Programa Viver sem Limite, especializada em reabilitação. Realiza diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologias assistivas, órteses, próteses e meios de locomoção e mobilidade, além de disponibilizar também bolsas de estomia, constituindo-se como referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência de região de Itabirito, Mariana e Ouro Preto.  Atende duas modalidades de reabilitação: Física e Intelectual. Inclui-se o Autismo na modalidade da Reabilitação Intelectual e a Estomia na modalidade da Reabilitação Física.

(31) 3561-2005 / 3561-3967

Corporativo: 98910-7436

Avenida dos Inconfidentes n° 127,b :Agostinho Rodrigues

Horário de Atendimento: 07h às 17:00h (segunda a sexta)

CREAB – Centro de Reabilitação

Tem o objetivo de prestar assistência fisioterapêutica e fonoaudiológica e terapia ocupacional à população, para a melhoria da qualidade de vida do paciente, a reintegração à vida social e à sua atividade laboral, propiciando recuperação de sua condição física no limite de sua capacidade.

 (31) 3563-4776

Rua  João Pinheiro , 984 , Bairro Santa Efigênia

Horário de Atendimento: 7:00h às 17:00h (segunda a sexta)

 

Centro de Especialidades Odontológicas – CEO

Oferece diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia e atendimento aos portadores de necessidades especiais. É uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente. O tratamento oferecido é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e, no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal. Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento ao CEO apenas em casos mais complexos.

(31) 3561-4118, 3563-2923

Rua Getúlio Vargas, 136, Centro

Horário de Atendimento: 7:00h às 17:00h (segunda a sexta)

Centro Estadual de Atenção Especializada - CEAE

O CEAE dispõe de assistência multiprofissional, ofertando consultas e exames especializados, considerados essenciais para as linhas de cuidado: saúde materno-infantil de risco, propedêutica do câncer de colo de útero e de mama e atenção ao Diabetes Mellitus e à Hipertensão Arterial Sistêmica para pacientes da microrregião (Itabirito, Ouro Preto e Mariana).

(31) 3561-1500 / 3561-3409

Rua Antônio Carlos, 292, Boa Viagem

Horário de Atendimento: 7:00h às 17:00h (segunda a sexta)

 

Centro de Especialidades Médicas – CEM

Atendimento médico especializado para usuários do SUS encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, mediante agendamento. Disponibiliza exames de imagens como ultrassom e Raio X.

(31) 3561-4112 / 3561-4110 / 3563-2697

Rua João Pinheiro, 116, Santa Efigênia

Horário de Atendimento: 8:00h às 17:00h (segunda a sexta)

 

Laboratório Municipal

Realiza exames laboratoriais complementares ao diagnóstico clínico a fim de permitir um melhor tratamento e acompanhamento de patologias humanas.

(31) 3561-1752

Rua João Pinheiro, 116, Santa Efigênia

Horário de Atendimento: 8:00h às 17:00h (segunda a sexta)

 

Almoxarifado de Medicamentos

Local de armazenamento, controle e distribuição de medicamentos da rede SUS Itabirito.

(31) 3561-7661

Rua Francisco Del Rey, 55, Santa Efigênia

Horário de Atendimento: 7:00h às 16:00h (segunda a sexta)

 

Unidade de Pronto Atendimento Celso Matos - UPA 24h

O município de Itabirito possui uma Unidade de Pronto Atendimento denominada UPA Celso Matos Silva, situada à Rodovia dos Inconfidentes, BR 356, Km 55, Bairro Santa Efigênia, que funciona 24 horas por dia de segunda-feira a segunda-feira prestando atendimento de clínica médica, pediatria, enfermagem, apoio diagnóstico (radiologia e laboratório).

Leitos da Unidade:
16 leitos observação adulto
06 leitos observação infantil
02 leitos observação isolado
04 leitos semi crítico
02 leitos sala de emergência

Todo o atendimento na unidade segue a classificação de risco, protocolo de Manchester, que é feita por enfermeiros capacitados pelo Curso de Protocolo de Manchester. Na prática, é um método de triagem de pacientes que determina escalas de urgência, os pacientes que necessitam de atendimento médico são classificados de acordo com a gravidade do quadro clínico apresentado e o tempo de espera recomendado.  Ao chegar à unidade, o paciente é examinado por um enfermeiro que avalia seu quadro clínico geral, por meio da anamnese e checagem dos sinais vitais.

A classificação é feita de acordo com as queixas e sintomas e com os principais fatores, ou seja, aqueles que impactam o tempo em que o paciente pode esperar, tais como: risco de morte, escala de dor, hemorragia, nível de consciência, temperatura, glicemia, entre outros. Abaixo observa-se as classificações por cores de acordo com o quadro clínico que os pacientes possam apresentar.

Atendimento humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência, de forma ágil e oportuna, garantindo o acesso universal de seus cidadãos aos cuidados em saúde. Referência para encaminhamentos às Unidades Hospitalares.

Imagem1

(31) 3561-1198 / 3561-4111  
Rodovia dos Inconfidentes, KM 55, BR 356
24h (todos os dias)

REDE HOSPITALAR

Hospital São Vicente de Paulo de Itabirito

O Hospital São Vicente de Paulo - HSVP, situado à Rua Emídio Quites, nº 100, Bairro Praia, Itabirito, foi fundado em 1937, após inciativa dos vicentinos, com a ajuda da comunidade e Usina Queiroz Júnior. Em 1990, após uma crise financeira, foi doado a Sociedade Beneficente São Camilo, entidade privada e filantrópica. O HSVP é do tipo hospital geral, destinado à prestação de atendimento nas especialidades básicas de obstetrícia, pediatria, cirurgia e clínica médica. Funciona 24 horas para atendimento privado de urgência e emergência (exceto obstetrícia, no qual é realizado também atendimento ao setor público); realiza atendimento ambulatorial privado nas especialidades: ginecologia-obstetrícia, psiquiatria, ortopedia, oftalmologia, urologia, vascular, psicologia, fonoaudiologia e cardiologia; e ainda colonoscopia, endoscopia, exames laboratoriais e anatomia patológica. A empresa Life Clínica atua no hospital com serviços de imagem: tomografia, raio-x, ultrassom e mamografia.

O HSVP destina 60% dos leitos ao Sistema Único de Saúde, através de contrato firmado como Estado, regulados pelo sistema SUSfácil. Além disso, o HSVP atua como hospital de retaguarda, na conformação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da região macrocentro – RUE

Hospital Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, fundada em 1730, com sede no município de Ouro Preto - MG, é uma associação civil para fins não econômicos e de caráter filantrópico.

A Instituição, privada e filantrópica, presta mais de 60% dos serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital é o  referência de  assistência à saúde na microrregião (Mariana, Ouro Preto e Itabirito) para Unidade de Terapia Intensiva (UTI),

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

A Assistência Farmacêutica é definida como o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e o seu uso racional.

Este conjunto de ações envolve a seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, dispensação, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e melhoria da qualidade de vida da população.

  Outras iniciativas fundamentais na garantia do uso racional de medicamentos incluem a educação em saúde para o uso adequado de medicamentos, a vigilância farmacológica/sanitária de produtos farmacêuticos e a educação permanente dos profissionais envolvidos na Assistência Farmacêutica.

  A dispensação dos medicamentos é realizada nas 6 Farmácias das Unidades Básicas de Saúde, 2 Farmácias da UPA 24 horas, Farmácia Centro de Atenção Psicossocial adulto e na Zona Rural através do PSF Rural

  A distribuição de fraldas, insumos e fórmulas enterais industrializadas são realizadas através da Central de Distribuição de Fraldas, Insumos e dietas – CDFID e funciona das 7:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:00 horas a Rua João Pinheiro, 116- Bairro Santa Efigênia.

  As farmácias das Unidades Básicas de Saúde - UBS funciona das 7:00 às 17:00 horas, atendendo as seguintes demandas:

  • medicamentos básicos presentes na REMUME,
  • alguns medicamentos que não estão contemplados na REMUME (não padronizados),
  • medicamentos do componente especializado (CEAF),
  • insumos para pacientes insulino dependentes e
  • suporte a equipe de enfermagem da UBS.

  A UPA 24hs é responsável por todo atendimento de Urgência e Emergência da região, possui duas farmácias privativas divididas em interna para atendimento aos pacientes que permanecem em observação até a sua alta médica ou transferência para rede hospitalar e a farmácia externa responsável pela dispensação do início do tratamento dos pacientes atendidos que não necessitam de internação. O quadro de servidores é composto por 6 (Seis ) farmacêuticos(as) – Responsáveis técnicos devidamente registrado no Conselho Regional de Farmácia (CRF/MG) e 10 (dez) Auxiliares de Farmácia para atender com excelência a população. São atendidas as seguintes demandas: Medicamentos básicos presentes na REMUME, medicamentos da atenção secundária principalmente os injetáveis, alguns medicamentos que não estão contemplados na REMUME (não padronizados), medicamentos do programa DST/AIDS, todos voltados para início do tratamento de urgência, além do suporte à equipe de enfermagem da UBS. O horário de atendimento é 24 horas por dia.

  O CAPS possui uma farmácia privativa para atendimento contando com 2 (dois) Farmacêuticos – Responsáveis técnicos devidamente registrados no Conselho Regional de Farmácia (CRF/MG) e 3 (três) Auxiliares de Farmácia.

São atendidas as seguintes demandas: Medicamentos de controle especial presentes na REMUME, alguns medicamentos que não estão contemplados na REMUME (não padronizados), medicamentos do componente especializado (CEAF) e suporte a equipe de enfermagem na organização dos medicamentos dos pacientes de permanência dia.

Armazenamento, controle e distribuição de medicamentos da rede SUS Itabirito.

(31) 3561-7661

Rua Francisco Del Rey, 55, Santa Efigênia

Horário de Atendimento: 7:00h às 16:00h (segunda a sexta)

Incluir contato do CDFID :

Fone:3561-1676

Incluir contato da UDM (Unidade Dispensadora de Medicamentos:

Fone :319 9249-0529 (Corporativo)


Vigilância em Saúde

Segundo o Ministério da Saúde, entende-se por Vigilância em Saúde o processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública, incluindo a regulação, intervenção e atuação em condicionantes e determinantes da saúde, para a proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças. É composta por determinadas frentes que se preocupam com segmentos específicos que impactam a saúde coletiva, sendo:

*Vigilância Ambiental

Promove o combate à Dengue, Chikungunya, Zika, Febre Amarela (Arboviroses) e doença de Chagas; orientação sobre animais sinantrópicos (ratos, pombos, caramujo africano e outros) e peçonhentos (escorpiões, aranhas). Apoio em ações de controle da raiva e vacinação de cães e gatos. Ações referentes a monitoramento de água para consumo humano (SIS Água) e monitoramento de acidentes.

(31)3561-4033

 

*Serviço e Controle Animal - SCA

Programa de Controle da Leishmaniose Visceral Canina – LVC

O controle da leishmaniose visceral canina no município é realizado por meio de coletas de amostras dos cães, por demanda da população e não por inquérito. Por esse motivo, o município não conhece a prevalência da doença nos cães, portanto o indicador levantado é o IPC – Índice de Positividade Canina.

É realizada a eutanásia dos cães positivos e trabalho de prevenção por meio da guarda responsável.

Programa de Controle da Raiva

Neste programa, incluem-se as ações de acompanhamento de agressões por animais a seres humanos, campanhas anuais de vacinação para cães e gatos e envio de material para Laboratório Estadual para vigilância da circulação dos vírus da raiva.

 

Manejo populacional canino e felino

Consiste no conjunto de estratégias desenvolvidas para prevenir o abandono animal e promover o controle e a guarda responsável, estruturados sob a ótica da promoção da saúde da comunidade, do bem-estar animal e do equilíbrio ambiental.

As estratégias desenvolvidas no município de Itabirito são:

  • Projeto de esterilização de cães e gatos de forma gratuita para toda a população do município, dando prioridade para população de baixa renda;
  • Feiras de adoção realizadas em parceria com a sociedade Protetora dos Animais VIDANIMAL e com a Nutrito Agropecuária;
  • Recolhimento seletivo de animais nas ruas assegurando o bem-estar animal;
  • Fiscalização dos maus-tratos aos animais, por meio de uma Comissão de proteção a Fauna, composta por representantes das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Guarda Civil Municipal;
  • Educação por meio da guarda responsável;
  • Guarda temporária de cães e gatos no Centro de Controle Animal – CCA;
  • Esterilização, identificação e devolução de cães e gatos comunitários.

O recolhimento seletivo de cães e gatos é realizado por equipe, chamada de equipe de Controle Animal, composta por um supervisor de endemias e dois agentes de Combate a Endemias, que se baseia no princípio dos 4R – Recolhimento seletivo, Recuperação, Reabilitação e Reintrodução (adoção) e é realizado para as seguintes situações:

  • Com doenças;
  • Promotores de agravos físicos;
  • Causadores de danos ao meio ambiente;
  • Em sofrimento;
  • Em risco.

 

Os animais recolhidos são encaminhados para o Centro de Controle Animal – CCA, que passa por readequações e reformas desde maio de 2016. O CCA está sendo reformado com recursos próprios do município nos moldes modernos para abrigos de cães e gatos e conta com um centro de castração, onde são realizadas as cirurgias de esterilização dos cães e gatos do município. O CCA, mesmo em reforma, já é referência de abrigo municipal de cães e gatos para o estado de Minas Gerais. O abrigo possui duas veterinárias, dois tratadores, quatro auxiliares de limpeza, um gerente e uma direção técnica. O Centro de Controle Animal – CCA do município de Itabirito funciona todos os dias da semana das 7h às 16h com horário aberto aos visitantes das 10h às 15h de segunda a sexta e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 13h30m.

O SCA  realiza feira de adoção de cães e gatos onde são selecionados os animais para participar dessa oportunidade de uma vida melhor. Também é relevante afirmar que os animais residentes no CCA, são avaliados clinicamente e tratados de suas enfermidades, bem como são vermifugados e castrados dentro da rotina e mensalmente todos os animais passam por um procedimento de prevenção sanitária.

(31)97554-1142

 

*Saúde do Trabalhador

Realiza busca ativa de acidentes de trabalho, investigação de acidentes de trabalho graves e realiza palestras educativas.

(31)3563-2165

 

*Vigilância Epidemiológica

A vigilância epidemiológica trabalha buscando continuamente informações sobre doenças, agravos à saúde e eventos que impliquem riscos de adoecimentos, mortes ou qualquer outro tipo de impacto na saúde.

Essas informações são recebidas através de notificações e contatos diretos, e procuradas ativamente em prontuários dos usuários nas unidades de saúde, UPA, funerárias, hospital, laboratórios de patologia clínica (inclusive privados), levantamentos epidemiológicos, sistemas sentinelas e investigações de casos específicos e seus contatos (ex.: casos suspeitos ou confirmados de meningite, tuberculose e outras doenças infecciosas).

Desde 2014 o município conta com serviço de doenças infecciosas, que inclui um serviço de assistência especializada em HIV, infecções sexualmente transmissíveis – IST e hepatites virais, junto à vigilância epidemiológica e que, além das suas ações típicas acima descritas, também realiza intervenções de gestão de conhecimento e atendimentos diretos a pacientes e seus contatos, disponibilizando acesso a exames, diagnósticos, medicações de programas especiais (ex.: HIV, tuberculose, hepatites, hanseníase, leishmaniose, sífilis, toxoplasmose, esquistossomose e outras) e formação técnica continuada.

As ações da vigilância epidemiológica dependem do tipo de agravo individual ou coletivo, local ou gravidade da ocorrência. As medidas individuais ou coletivas dependem da fidedignidade da informação, da qualidade do dado e do tipo de evento, sendo focados:

  1. a) Investigação do evento;
  2. b) Tratamento do doente;
  3. c) Identificar e proteger a população em risco;
  4. d) Divulgar as medidas de controle;
  5. e) Evitar a disseminação do agravo;
  6. f) Tratar as sequelas;
  7. g) Manter o banco de dados atualizado.

A vigilância epidemiológica compartilha informações com a rede para gestão conjunta e planejamento, divulga dados e informações para fortalecer a consistência e resolutividade da rede de serviços públicos (que vai além da saúde e tem interfaces com meio ambiente, cultura, educação) e favorecer desenvolvimento de saberes e competências coletivas da população, com vistas a maior capacidade de autoproteção e diminuição das vulnerabilidades a agravos

(31)3563-2165

*Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária tem como principal finalidade impedir que a saúde humana seja exposta a riscos ou, em última instância, combater as causas dos efeitos nocivos que lhe forem gerados, seja na produção e na circulação de bens, ou na prestação de serviços de interesse à saúde. São atribuições da vigilância sanitária: fiscalização, monitoramento, atendimento a denúncias, notificações, autuação, interdição, alvará, entre outros, nos estabelecimentos de interesse à saúde e de competência municipal, podendo, quando necessário utilizar poder de polícia administrativa.

(31)3563-4033

Alameda Wolmer Abreu de Matos, 99, Centro

Horário de Atendimento: 8:00h às 17:00h (segunda a sexta)

Conselho Municipal de Saúde de Itabirito (CMSI)

  O Conselho Municipal de Saúde de Itabirito é um órgão de instância colegiada do Sistema Único de Saúde no município de Itabirito, de natureza permanente, com funções de caráter independente, deliberativo, formulativo e fiscalizador, corresponsável pela elaboração e atualização das políticas municipais de saúde.

  O CMSI é eleito paritariamente para um mandato de 2 (dois) anos, em conferência municipal, composto por 32 (trinta e dois) representantes, sendo 16 (dezesseis) membros efetivos dos quais 8 (oito) são do segmento usuário, 4 (quatro) do segmento trabalhadores da área da saúde, 1 (um) do segmento prestadores de serviços credenciados/conveniados ao SUS e 3 (três) do segmento governo e, por conseguinte 16 (dezesseis) membros suplentes.

  A Mesa diretora do CMSI é formada por 4 (quatro) membros: Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário, eleitos na primeira reunião após posse dos conselheiros, observando a paridade expressa no seu regimento interno.

  O conselho realiza reuniões ordinárias mensais e extraordinárias sempre que necessário. A depender da matéria a ser apreciada são formadas comissões temáticas.

https://itabirito.mg.gov.br/a-prefeitura/publicacoes-oficiais/eleicao-do-conselho-municipal-de-saude-2023-2025
https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_91_0_1_31032023182344.pdf
Composição Conselho Municipal 2021 a 2023
Agenda de Reuniões Composição Conselho Municipal 2021 a 2023

 

Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – COMAD

  O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas é um órgão colegiado e constituído de maneira paritária pelos representantes do poder público e da sociedade civil, que possui dentre outras atribuições, a construção de propostas para o enfretamento ao uso de álcool e outras drogas, formulação juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, da Política Municipal Sobre Álcool e outras Drogas, harmonizando-a com o sistema nacional e estadual de prevenção, tratamento, reinserção, redução de danos, e repressão às drogas.

  As reuniões ordinárias do COMAD acontecem mensalmente e de forma extraordinária quando convocada. O mandato dos conselheiros municipais é de 02 (dois) anos, sendo o COMAD composto pelos representantes indicados pela Secretaria de Saúde, de Educação, de Segurança e Trânsito, Assistência Social, Esporte e Lazer e do Gabinete do Prefeito e pelos representantes indicados pelo Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itabirito e pelos Diretores das escolas Estaduais, Municipais e particulares, e das entidades da sociedade civil eleitos entre seus pares.