Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

É de responsabilidade da  Semam  emitir licenças de poda e corte em área urbana, licenciar as atividades potencialmente poluidoras de impacto local (Classes: 0, 1, 2, 3 e 4), emitir licenças e declarações de conformidade junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Melhoria do Ambiente (Codema), assim como fiscalizar e manter o gerenciamento de resíduos sólidos, apoiar tecnicamente as associações de catadores de materiais recicláveis, desenvolver atividades relacionadas à Educação Ambiental, formal e informal, adquirir mudas diversas para o município, além de elaborar e coordenar planos, programas e projetos para a implementação da política ambiental. A Semam também elabora propostas para a capitação de recursos destinados para o meio ambiente.

• Centro de Educação Ambiental

O Centro de Educação Ambiental – CEA é um espaço para ações de educação ambiental e tem a capacidade de fomentar e de promover processos educacionais voltados à questão ambiental, a partir da disponibilização de informações, da promoção de eventos e de outras atividades de caráter ambiental.

• Parque Ecológico

O Parque Ecológico de Itabirito possui uma importante área verde que contribui para a melhoria da qualidade do ar, fornece abrigo e alimento para animais silvestres. O espaço também é destinado para cultura, lazer e melhoria da qualidade de vida da população, com aparelhos de ginástica, pista de caminhada e de ciclismo. Para a criançada, há uma área gramada com playground e espaços para brincadeiras e piquenique. Em uma área de 45.000 m², o espaço conta com sede administrativa, o Centro de Educação Ambiental – CEA, sanitários públicos, bebedouros, anfiteatro, lagoa e o zoológico com primatas, répteis e aves.

O Parque  foi inaugurado em 29 de junho de 2008, transformando uma área sem ocupação com esgoto a céu aberto em um espaço de preservação do meio ambiente. Localizado no bairro Santo Antônio, o local é bastante original e inovador, pois proporciona uma integração com o Rio Itabirito e a aproximação deste com a comunidade. O Parque está aberto diariamente entre 6h e 20h.

• Zoológico

O Zoológico de Itabirito foi licenciado pelo IBAMA e está inserido no Parque Ecológico. Atualmente, abriga mais de 60 animais silvestres de 22 espécies de aves, répteis e mamíferos. Todos os animais foram encaminhados pelo IBAMA.

• Aterro Sanitário

O Aterro Sanitário recebe diariamente cerca de 35 toneladas de resíduos do município. A coleta dos resíduos e operação do aterro é de responsabilidade da empresa VINA Equipamentos e Construções LTDA, conforme contrato com a Prefeitura.

Local Telefone Endereço Horário de funcionamento
Secretaria 3561-4008 Rua Araújo Lima, 23 - 2° andar - Centro das 08h às 18h (de segunda a sexta)
Centro de Educação Ambiental (31) 3563-4980 O Centro de Educação Ambiental funciona dentro do Parque Ecológico das 08h às 18h (de segunda a sexta)
Parque Ecológico (31) 3563-4980 Avenida Queiroz Júnior, 1500, Santo Antônio das 7h às 22 h ( de segunda a domingo)