Guia da Juventude

GUIA DA JUVENTUDE


Conheça programas públicos voltados para os jovens

Cultura

Cursos livres e gratuitos de Teatro e Dança com duração de um ano cada módulo. Os cursos livres de Teatro e Dança destinam-se a pessoas de todas as idades: crianças, adolescentes e adultos.

MATRÍCULAS

As matrículas acontecem sempre no início do ano. Contudo, havendo vagas, são abertas novamente na primeira quinzena de julho.

Em 2022, as matrículas começam no dia 08 de fevereiro.

Documentos necessários: uma foto 3x4, cópia do RG ou Registro de Nascimento e do comprovante de residência.

Obs.: É necessária a presença e autorização dos pais e/ou responsáveis para a realização de matrícula de crianças e/ou adolescentes.

Neste ano de 2022, o Atelier irá ofertar novos cursos. Acompanhe as novidades e divulgações das matrículas através das mídias sociais do Mais Cultura e Turismo e da Prefeitura.

Esporte

CONTEÚDO

Aulas durante todo o ano para crianças a partir de 3 anos e jovens de até 17, nas modalidades: capoeira, futsal, ginástica artística, handebol, karatê, taekwondo e voleibol. Para adultos, há karatê, ginástica localizada, taekwondo e capoeira. As aulas acontecem em diversos pontos da cidade. As inscrições são feitas na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, acontecem no começo do ano e duram até que se preencham as turmas.

Documentos necessários: documento com foto, uma foto 3x4 e comprovante de endereço.

Também são ofertadas aulas de Ritmos, para as quais não há necessidade de inscrição. São realizadas em dias e horários predeterminados nas associações dos bairros Monte Verde e Veneza, Padre Adelmo, Alto da Antena, Gutierrez, São José e na quadra do Santa Efigênia. É só chegar e participar! Verifique os horários na própria associação ou na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Obs.: É necessária a presença e autorização dos pais e/ou responsáveis para a realização de matrícula de crianças e/ou adolescentes.

Para utilização de espaços esportivos da cidade, protocole ofício de solicitação na Prefeitura.

 Saúde

Por meio das Unidades Básicas de Saúde – UBSs, os jovens, assim como pessoas de qualquer idade, têm acesso a atendimento médico generalista e psicológico, referente a uso abusivo de álcool e outras drogas, acesso também a métodos contraceptivos (preservativos, anticoncepcionais e implantação do DIU), exames de rotina e muitos outros, além de encaminhamento para atendimento especializado em toda a rede municipal. Ainda é possível realizar atendimento odontológico de urgência e agendado. Em casos de necessidade de tratamento especializado, como retirada de sisos, tratamento de canal ou de gengiva, é feito encaminhamento para o CEO - Centro de Especialidades Odontológicas.

Procure a UBS de referência do seu bairro.

Procure o plantão do Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS Adulto, das 8h às 18h ou da Unidade de Pronto-Atendimento – UPA, 24h.

Assistência Social

O ID jovem é destinado a pessoas de 15 a 29 anos que fazem parte do Cadastro Único, realizado pelo responsável da família nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. Os documentos necessários para o cadastro são: RG, CPF, título eleitor, certidão de casamento, comprovante de residência, carteiras de trabalho, atestados de matrícula escolar e contratos de aluguel.

Benefícios do ID Jovem:

  1. Meia-entrada em exibições em cinemas, cineclubes e teatros, espetáculos musicais, de artes cênicas e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, promovidos por quaisquer entidades e feitos em estabelecimentos públicos ou particulares mediante cobrança de ingresso.
  2. Vantagens ao utilizar serviços de transporte convencional nas modalidades rodoviário, ferroviário e aquaviário interestaduais em linhas regulares: todas as linhas devem oferecer duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto para o ID Jovem.

 

 Transporte Escolar

Todos os alunos da rede pública municipal, urbana e rural, usam o transporte escolar gratuito e são cadastrados automaticamente no ato da matrícula.

Os estudantes da rede estadual e federal também têm direito e podem solicitar o formulário para o transporte na própria escola, no ato da matrícula. Documentos necessários: declaração de matrícula, comprovante de endereço, foto 3x4, documento de identificação (RG ou certidão de nascimento).

Têm direito os estudantes:

  1. de Ensino Médio e Técnico integrados, que exijam frequência diária, em instituições autorizadas pelo MEC;
  2. de cursos de graduação, inclusive tecnológica, em instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC e que exijam frequência mínima de três dias na semana;
  3. de cursos presenciais de pós-graduação lato sensu ou strictu sensu aprovados pelo MEC e que exijam frequência mínima de 2 dias na semana por todo o período letivo.

As instituições de ensino devem estar a, no máximo, 100 km de distância de Itabirito e o estudante deve morar em Itabirito há três anos pelo menos.

Cursos idênticos ou correlatos existentes na rede privada ou pública de Itabirito não são contemplados, a menos que o estudante atenda a Universidades Federais ou seja beneficiário do PROUNI, FIES ou similares. Da mesma forma, estudantes de ensino médio regular, pré-vestibulares, profissionalizantes, cursos preparatórios e correlatos não são contemplados.

Novos cadastros:

Onde?

Presencialmente no transporte escolar no endereço:

Alameda Wolmer Matos, 3° piso do Itabirense

Quando?

Nas duas primeiras semanas de janeiro ou nas duas primeiras semanas de julho

Documentos:

Documento de Identidade

Comprovante de Endereço

Foto 3x4

Declaração de Matrícula

Recadastramento:

Onde?

Realizado online via link disponível no site e nas redes sociais da Prefeitura

Quando?

Nas duas primeiras semanas de janeiro ou nas duas primeiras semanas de julho

Documentos:

Comprovante de Endereço

Declaração de Matrícula

Declaração de aproveitamento

Obs: No caso de calendário acadêmico irregular, é aberto processo extra.

Mais informações: 3561-4099 ou 99130-8001 (Whatsapp)

Trabalho

Sempre ocorrem processos seletivos para novos estagiários e 70, em média, são contratados anualmente. Acompanhe as redes sociais, bem como a seção Trabalhe Conosco e verifique as vagas disponíveis.

Havendo oportunidades de capacitação profissional, serão disponibilizadas aqui.

 Acesso à Universidade

O Enem é o principal meio de entrada no Ensino Superior, seja numa universidade pública ou privada. O Enem cobra uma taxa de inscrição, mas jovens de baixa renda podem pedir a isenção caso comprovem necessidade. As provas geralmente acontecem em novembro, em dois domingos seguidos.  

Fique atento às datas para pedir isenção, para fazer a inscrição e a realização da prova.

Mais informações: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

 

Concede bolsas de estudo em instituições privadas de Educação Superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. A seleção é feita com base nas notas do ENEM.

Podem se inscrever candidatos que não possuam diploma de curso superior, que tenham participado do último Enem e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame, e nota superior a zero na redação.

Estudantes com renda bruta familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa podem pleitear bolsa integral (100%) e estudantes com renda bruta familiar de até 3 salários-mínimos por pessoa podem pleitear bolsa parcial (50%).

Além disso, o candidato deve satisfazer a, pelo menos, uma das condições:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada como bolsista integral da própria escola
  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente da instituição, e concorrer a bolsas de estudo em cursos de licenciatura. Nesse caso, não é exigida a comprovação de renda.

Para mais informações, acesse: http://prouniportal.mec.gov.br/

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Os financiamentos concedidos com recursos do Fies para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários-mínimos terão taxa real zero de juros.

Durante o curso, o estudante financiado deve pagar mensalmente o valor da co-participação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.

Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda e, nos casos de o estudante não ter renda, será devido apenas o pagamento mínimo.

As vagas ofertadas no processo seletivo do Fies são selecionadas de acordo com critérios técnicos, objetivos e impessoais, observando o disposto na portaria que regulamenta o processo seletivo vigente.

Para mais informações, acesse: https://sisfiesportal.mec.gov.br/

 

 

Cursos livres e gratuitos de Teatro e Dança com duração de um ano cada módulo. Os cursos livres de Teatro e Dança destinam-se a pessoas de todas as idades: crianças, adolescentes e adultos.

MATRÍCULAS

As matrículas acontecem sempre no início do ano. Contudo, havendo vagas, são abertas novamente na primeira quinzena de julho.
Em 2022, as matrículas começam no dia 08 de fevereiro.
Documentos necessários: uma foto 3x4, cópia do RG ou Registro de Nascimento e do comprovante de residência.
Obs.: É necessária a presença e autorização dos pais e/ou responsáveis para a realização de matrícula de crianças e/ou adolescentes.

Neste ano de 2022, o Atelier irá ofertar novos cursos. Acompanhe as novidades e divulgações das matrículas através das mídias sociais do Mais Cultura e Turismo e da Prefeitura Assistência Socia