Serviço de Inspeção Industrial de Produtos de Origem Animal

O Serviço de Inspeção Industrial de Produtos de Origem Animal atua nas esferas federal, estadual e municipal. Atualmente, o município de Itabirito/MG possui o seu Serviço de Inspeção Industrial realizado de forma consorciada pelo Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP). Esse órgão, nas três esferas, busca a garantia da segurança alimentar por meio de ações que visam à qualidade higiênico-sanitária dos produtos de origem animal.

Dentre as ações desenvolvidas estão: inspeção, fiscalização, registro de estabelecimentos de forma sanitária, análises físico-químicas e microbiológicas de água e dos produtos. Também está sob sua responsabilidade orientar e advertir o produtor caso algo esteja em inconformidade com a legislação.

Para identificar um produto de origem animal legalizado, basta encontrar o selo de inspeção em seu rótulo. Os selos servem como identificação da origem do produto e são a garantia de que ele foi fiscalizado e inspecionado, passando por processos dentro da indústria que buscam a segurança alimentar e preservam a saúde da população ao evitar as doenças transmitidas por alimento (DTA’s).

O selo SIF deve constar em produtos federais, autorizando a exportação e a comercialização em todo o território nacional.

selo SIF

O selo SIE deve estar nos rótulos de produtos estaduais. Em Minas Gerais, o selo é o SIE/IMA(MG).

selo IMA

Já o selo SIM estará nos produtos municipais, que podem ser comercializados na cidade de origem (com exceção dos consórcios, que podem comercializar nos municípios abrangidos por ele).

selo INSPECIONADO

Há ainda o selo SISBI (equivalente ao SIF) e o selo ARTE, que possuem abrangência nacional.

selo SISBIselo  artesanal

CLIQUE PARA BAIXAR O SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL