Prefeitura de Itabirito inicia instalação Rede de Referência Cadastral Municipal

Investindo no planejamento urbano municipal, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Urbanismo, iniciou neste mês a instalação da Rede de Referência Cadastral Municipal - RRCM.

“Estamos inovando com a rede de apoio básico para analisarmos os projetos e serviços de arquitetos e engenheiros com mais confiabilidade e agilidade”, destacou a secretária de Urbanismo, Amanda Santos.

A RRCM tem o objetivo de desenvolver os planos setoriais, atualizar as plantas cadastrais, o georreferenciamento dos serviços topográficos de demarcação, os parcelamentos, zoneamentos e urbanização, além de subsidiar anteprojetos e projetos de engenharia.

A ação acontece em parceria com o Grupo de Engenharia para Gestão Territorial – GENTE, da Universidade Federal de Viçosa. O objetivo é a implementação de uma rede de apoio básico de âmbito municipal para todos os levantamentos que se destinem a projetos, cadastros ou implantação de obras.

Foto - RRCM 1

A rede será constituída por pontos de coordenadas planialtimétricas, materializados no terreno, referenciados ao Sistema Geodésico Brasileiro – SGB, visando a sistematização de todos os levantamentos topográficos dos municípios brasileiros.

A RRCM segue os padrões excelência da ABNT NBR 14.166 de 2022, apresentando Marcos Geodésicos integrante do SGB, devidamente homologados em parceria com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, colocando Itabirito na vanguarda tecnológica no que tange Gestão Territorial Urbana e Rural.