Prefeitura e Polícia Militar firmam parceria para enfrentamento ao coronavírus

A Polícia Militar tem sido uma importante aliada da Prefeitura de Itabirito para o cumprimento dos decretos e portarias municipais sobre o combate ao coronavírus. Num esforço para impedir a disseminação da Covid-19 no município, viaturas com avisos sonoros rodam por toda a cidade, emitindo alertas para as pessoas ficarem em casa e os empresários manterem comércios adaptados à nova situação. “A luta contra o coronavírus é de todos. E contar com a parceria da PM torna o trabalho ainda mais efetivo”, avalia Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito.

O trabalho alcança toda cidade. Na segunda-feira, dia 23, as equipes foram até o Água Limpa, para prestar orientações, aos moradores, sobre o cumprimento das medidas de segurança definidas pela gestão municipal. Lideranças comunitárias locais saudaram a ação. “As pessoas vêm sempre aqui em casa me perguntar o que pode e o que não pode fazer, por isso é bom quando vem alguém de fora, com credibilidade, para nos ajudar a esclarecer as dúvidas”, comenta Rosana Oliveira, conhecida como Dona Rosa, presidente do Centro de Apoio Balneário de Água Limpa (Cabal).

O morador Marco Aurélio da Silva, outra liderança da comunidade, ajuda a difundir as informações. “Aviso sempre às pessoas para não fazerem aglomerações, fecharem os comércios, lavar sempre as mãos, ficarem mais em casa e não manter muito contato físico, principalmente os mais idosos”, garante.

Segundo o capitão Patrício Santos de Oliveira, a PM fez um remanejamento do seu efetivo, justamente para dar uma atenção especial ao município, focando nas ações preventivas, não só nas rondas com megafone na cidade e em todos os distritos, mas também prestando orientações pelo 190, dando apoio nas blitz e barreiras sanitárias. “Infelizmente, algumas pessoas não perceberam a gravidade da situação. A elas, pedimos encarecidamente para ficarem em casa. Só isso já será uma grande ajuda”, aconselha o capitão.