Trabalho de referência: Prefeitura de Itabirito recebe comitiva de Itaúna e apresenta políticas públicas de segurança

Uma comitiva da Prefeitura de Itaúna visitou a Secretaria de Segurança e Trânsito de Itabirito na quarta-feira, dia 23 de novembro, a fim de conhecer as boas práticas implantadas na área da segurança pública no município, como o serviço de videomonitoramento e o trabalho da Guarda Civil Municipal.

O prefeito Orlando Caldeira e o secretário Antônio Pataro apresentaram a operacionalização para instalação do sistema de videomonitoramento, explicaram sobre os desafios do processo de municipalização do trânsito e de implantação da Guarda Civil Municipal, além de destacar os investimentos realizados pelo município em inteligência na área da segurança.

Segurança pública (2)

“Investir em políticas públicas que possam diminuir os índices de violência sempre foi um dos pilares da nossa gestão. Até o momento, já aplicamos mais de R$ 18 milhões em atividades preventivas e de combate à criminalidade”, afirmou o prefeito.

Investimento de resultados

Entre as iniciativas de destaque estão a aquisição de veículos, motos e equipamentos diversos em prol das forças de segurança, além de constantes capacitações e da implantação do Centro de Operações da Prefeitura, cuja tecnologia é baseada no sistema utilizado em Vitória, no Espírito Santo, considerada referência nacional.

Segurança pública (3)

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Antônio Pataro, a visita é um reconhecimento aos investimentos e ao trabalho realizado. “Graças ao apoio e aos investimentos em inteligência de segurança, Itabirito está se tornando referência no combate à criminalidade”, comemorou.

A comitiva de Itaúna foi composta pelo secretário de Regulação Urbana, Thiago Moreira Araújo, e pelos gerentes Cíntia Valadares, Neurivan Gonçalves e Leandro Nogueira. Segundo o secretário, a visita técnica foi muito positiva e serviu para compartilhar experiências que podem também trazer bons resultados para Itaúna.