Segurança no período de chuvas: Prefeitura de Itabirito implanta monitoramento pluviométrico em tempo real

Segurança no período de chuvas: Prefeitura de Itabirito implanta monitoramento pluviométrico em tempo real

Além das obras preventivas e limpezas periódicas realizadas ao longo de todo o ano, a Prefeitura de Itabirito e as forças de segurança municipais têm realizado uma verdadeira força-tarefa neste período de chuvas. As iniciativas destinadas a garantir segurança à população contemplam a implantação de monitoramento pluviométrico em tempo real, propiciando o acesso a dados altamente precisos. 

“O trabalho de monitoramento das chuvas é extremamente importante, uma vez que, a partir dele, conseguimos dimensionar os possíveis impactos e atuar de forma assertiva. Estamos sempre atentos e vigilantes a fim de garantir segurança a todos”, destaca o coordenador da Defesa Civil Municipal, Felipe Delabrida. 

No mês de outubro, os pluviômetros instalados na área urbana registraram 127 mm de chuvas. Em novembro, foram contabilizados 132 mm na sede. Para fins de comparação, somente nos primeiros seis dias de dezembro, já foram registrados 102 mm na região central, 107 mm na região do Ribeirão Sardinha e 110 mm na região do Ribeirão Mata Porcos, afluentes do Rio Itabirito. 

Ações preventivas 

Durante todo o ano, a Prefeitura de Itabirito realizou uma série de trabalhos preventivos com a finalidade de minimizar os impactos das chuvas. As ações incluíram construção de muros de contenção e limpeza do Rio Itabirito, de córregos locais e de bueiros.