Servidores da Secretaria de Saúde de Itabirito participam de capacitação sobre bem-estar animal

Visando ao bem-estar animal, servidores da Secretaria de Saúde de Itabirito foram capacitados na última sexta-feira, dia 24 de junho, sobre bem-estar animal. A ONG Vidanimal promoveu a capacitação para Agentes Comunitários de Saúde - ACSs, Agentes Comunitários de Endemias - ACEs e equipe do Serviço de Controle Animal – SCA. O curso foi realizado no auditório do IFMG Itabirito.

A capacitação objetiva garantir que os servidores se tornem multiplicadores do conceito de saúde única e do bem-estar animal no município.

“A saúde animal é um tema que também nos dá embasamento sobre a saúde da família. Por isso é extremamente importante ter olhar apurado para diagnosticar maus-tratos a animais que podem, inclusive, ser replicados na família”, destacou a agente comunitária de saúde, Vanessa Carla de Assis Ferreira.

Novas capacitações

A capacitação, já ofertada aos alunos das escolas da rede municipal de ensino, também contemplará os agentes de segurança, a equipe da Brigada Municipal e os presidentes das associações de bairros.

“Temos um grande número de abandono, maus-tratos de animais. A falta de conhecimento relacionada à saúde pública pode piorar a situação. Capacitando a população, é possível mudar esse cenário. A mudança deve começar por meio de ações públicas que colaborem com a educação da população para que todos saibam como agir em prol do bem-estar dos animais”, reforçou a coordenadora técnica do Serviço de Controle Animal, Tamires Verazani.

“Se há alguém em situação de risco, geralmente o animal também está. Levar essa situação aos agentes públicos que lidam diretamente com situações de risco e com populações vulneráveis é assegurar amparo, bem-estar e dignidade aos animais”, finalizou o coordenador do projeto Cãomiando, Luiz Otávio Torres.