Prefeitura de Itabirito realiza 2ª Plenária Municipal de Saúde

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde realizaram no último sábado, dia 25 de março, a 2ª Plenária Municipal de Saúde. O evento ocorreu no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG Itabirito) e reuniu autoridades locais e servidores do setor.

“A plenária é um fórum muito importante para definição das metas e melhorias na rede básica de saúde. Além disso, é uma medida para garantir acesso a todos que necessitam dos serviços”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

Com base no tema da conferência ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia’, o encontro debateu os eixos temáticos estabelecidos no regimento; formulou propostas, no âmbito do município, para o plano de ação visando à incorporação do conceito do direito à Saúde no debate público; além da eleger os delegados efetivos e suplentes, de forma paritária, para a 10º Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais.

“Trata-se de mais uma oportunidade de garantir os direitos do cidadão e defender o SUS. Esse é o momento de todos contribuírem com propostas e sugestões para melhorar a saúde do município”, destacou a secretária de Saúde, Cleusa Claudino.

Temáticas abordadas

Na última semana, as equipes da atenção primária realizaram salas de espera nas Unidades Básicas de Saúde abordando assuntos relacionados à conferência. A comunidade teve a oportunidade de conhecer mais sobre os temas discutidos na plenária, como a importância do SUS e garantias de direito.