Desratização: Prefeitura de Itabirito realiza ações no Centro e na Boa Viagem

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando ação de desratização em comércios localizados na região central do município. A iniciativa é  realizada pela equipe de Vigilância Ambiental.

Em junho, os alvos foram imóveis localizados nos quarteirões vizinhos à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem. Na oportunidade, foram repassadas aos moradores informações sobre combate e prevenção a doenças provocadas por roedores, além de orientações sobre tocas, ninhos e locais propícios à proliferação desses animais.

“A importância da ação se deve à orientação da população sobre os prejuízos que podem ser gerados pelos roedores, como destruição de materiais, contaminação de alimentos e riscos à saúde, a exemplo da transmissão da leptospirose”, destacou a encarregada de endemias, Roseane Soares.

Novas ações de desratização

A desratização é realizada nos locais em que são registradas mais demandas de aplicação de raticida e onde há maior incidência de roedores.

A ação no comércio leva informações ao comerciante, com distribuição de panfletos informativos a respeito da prevenção e combate a roedores. Caso seja identificada a necessidade de aplicação de raticida granulado no local, a medida é adotada com a autorização do responsável pelo estabelecimento.

O bairro São Geraldo será o próximo contemplado, em agosto.