Caps ad: Prefeitura de Itabirito inaugura sede para atendimento especializado

Caps ad: Prefeitura de Itabirito inaugura sede para atendimento especializado

Objetivando ampliar a prestação de serviços e atendimento especializado pessoas com sofrimento psíquico e uso abusivo de álcool e outras drogas, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta terça-feira, dia 12 de dezembro, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Nícia Francisca Gonzaga (Caps ad). Com acolhimento diário, usuários e seus familiares terão apoio e atendimento com profissionais de competência específica.  

“Inaugurar a prestação de serviços no Caps ad em uma sede própria é um sonho realizado. A implantação do serviço no município tem a finalidade de oferecer um serviço especializado, orientados pelos princípios do SUS de forma integral e humanitária”, declarou o vice-prefeito, Elio da Mata.  

A Portaria nº 336/gm/ms/2002, que regulamenta o funcionamento dos Caps, reconheceu os Caps ad como uma das possíveis modalidades de serviços estratégicos a serem implantados com vistas à ampliação do cuidado a pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias. 

Atendimento especializado 

A rede de saúde mental em Itabirito conta agora com três Caps: adulto, infantojuvenil e ad. As unidades prestam serviços especializados a pessoas com sofrimento psíquico e que enfrentam problemas em decorrência do uso abusivo de álcool e drogas. 

Entre as atividades realizadas pelo Caps ad estão a oferta de assistência integral, que compreenda, dentre outras atividades, atendimentos individuais, familiares, em grupos e em oficinas, visitas domiciliares, ações comunitárias e intervenções de desintoxicação.  

A sede do Caps ad está localizada na rua Araújo Lima, 131, Centro.