Prevenção ao período de chuvas: Prefeitura intensifica trabalho de limpeza de bueiros

Como medida de prevenção aos transtornos causados pelo período de chuvas, a Prefeitura de Itabirito, em parceria com o Saae, realiza nesta semana mais uma etapa da limpeza da rede de drenagem e dos bueiros por meio de hidrojateamento.

Nos trabalhos, as equipes utilizam um caminhão com mangueiras e reservatório de água, retirando os detritos acumulados nas caixas e galerias. Caso haja acúmulo de sujeira no bueiro, é utilizada mangueira para a sucção dos detritos. Em caso de acúmulo nos encanamentos, por sua vez, as equipes utilizam água em alta pressão com o propósito de desentupir a rede.

“Essa iniciativa é de extrema importância para evitar transtornos nesse período de chuvas. Um sistema de drenagem limpo proporciona mais tranquilidade a toda a população de Itabirito. Esse trabalho é ágil e eficaz, eliminando a necessidade de intervenções mais drásticas”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.

Visando garantir o bom funcionamento dos bueiros é primordial a participação da população, evitando jogar lixo em locais inadequados.

“Uma das razões para o entupimento das redes é o descarte inadequado de lixo. Durante as limpezas de bueiros, é comum observarmos lixos como garrafas pets, sacolas de plástico, entre outros materiais acumulados. Por isso é importante a população fazer sua parte e contribuir com a limpeza”, enfatiza o diretor-presidente do Saae, Rogério Eduardo Oliveira.