Secretária de Planejamento marca presença Câmara Municipal

Na noite da última segunda-feira (23), a secretária municipal de Planejamento, Débora Francisca Costa de Aguiar, esteve na reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabirito. O objetivo foi prestar esclarecimentos sobre o trabalho de sua pasta, atendendo ao requerimento do vereador Ricardo Oliveira (que pretende convidar as demais secretarias ao longo do ano).

Com mais de 20 anos de experiência na administração pública, a secretária pontuou os desafios encontrados em sua pasta: “O planejamento já está em diálogo com todas as secretarias. Precisamos equacionar custos e rediscutir políticas públicas adequadas. Para conseguir valorizar mais ainda o servidor público, para combater a corrupção dentro da prefeitura e para que possamos dar mais transparência para o que é público”.

Durante a reunião, os vereadores esclareceram suas principais dúvidas sobre o trabalho a ser executado pela Secretaria de Planejamento. “O orçamento de 2020 vai ser apresentado na próxima sexta, em audiência pública. A Secretaria entregará o manual de elaboração orçamentária para o prefeito e todas as secretarias. Para que, junto dos seus técnicos, tenham conhecimento do que significa a elaboração desse documento. Trazendo dessa forma, será um orçamento condizente com o que a cidade de Itabirito necessita”, explicou Débora Aguiar.

“A pasta está estruturada. A equipe está trabalhando. Estivemos semana passada em Brasília e já tomamos ciência de como o Governo Federal está trabalhando. Principalmente, nas fontes de captação de recurso. Estivemos no gabinete do juiz Sérgio Moro, conversamos com a equipe técnica. Já trouxemos os resultados e colocamos em prática”, ressaltou a secretária.

Com relação às propostas para valorização do servidor público, a secretária destacou: “O servidor público vai ter a sua valorização, como já está começando a ter. Estamos arrumando a casa para cumprir o que o prefeito solicitou: vamos promover dentro do possível o aumento salarial dos empregados. Só não posso afirmar ainda como e nem quando, mas será realizado”.

Ao final, Débora Aguiar agradeceu a oportunidade de estar presente na Câmara, para falar sobre os principais pontos do trabalho a ser realizado pela Secretaria de Planejamento. “A máquina está caminhando, as dificuldades vão existir, peço o apoio dos vereadores para que essa máquina caminhe, porque a população é o nosso principal cliente e não pode ficar desamparada”.