Semana do Meio Ambiente: Prefeitura de Itabirito realiza ações de conscientização

Com a proposta de incentivar a preservação ambiental, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou entre segunda-feira e quarta-feira, dias 6 a 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente.

A programação contou com participação da população, das associações responsáveis pela coleta seletiva no município e da equipe de educadoras ambientais do Centro de Educação Ambiental – CEA em atividades como oficina de composteira, café com os coletores de recicláveis e drive thru ecológico com distribuição de mudas.

“A Semana do Meio Ambiente é um momento importante para repensarmos nossas ações no local em que vivemos. Temos a meta de tornar Itabirito uma cidade mais sustentável e ecológica”, afirmou o prefeito Orlando Caldeira.

Audiência pública

Visando atender ao compromisso com a campanha Race to Zero, audiência pública realizada na terça-feira, dia 7 de junho, discutiu a criação de uma nova unidade de conservação no município: a unidade Grota da Mina. A audiência pública integrou a programação das Ações Centenárias e da Semana do Meio Ambiente.

O evento teve como objetivo apresentar a Grota de Mina, uma área de 12 hectares localizada na área central de Itabirito, além de destacar a importância da proteção ambiental do local e de ouvir a opinião da população para tomada de decisões da administração pública a respeito do tema.

“Estamos realizando um passo muito importante para a história do nosso município. É uma batalha que se arrasta há 25 anos e envolve muitas instituições. Apresentamos a proposta para a criação da Grota da Mina, escutamos a população e obtivemos um apoio significativo”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Frederico Leite.