Itabirito recebe Fórum Metropolitano de Gestores de Políticas da Juventude

Itabirito recebe Fórum Metropolitano de Gestores de Políticas da Juventude

A Prefeitura de Itabirito recebeu, no dia 19 de julho, a 6ª Reunião Itinerante do Fórum Metropolitano de Gestores de Políticas da Juventude. A ação reuniu gestores da juventude das cidades que fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica entre os municípios da região metropolitana e do colar metropolitano de Belo Horizonte, como Ribeirão da Neves, Santa Luzia, Contagem, Betim, Sarzedo, Sete Lagoas e Vespasiano.

Evento, em Itabirito, reuniu gestores da região metropolitana (Créditos: SECOM/PMI)

Evento, em Itabirito, reuniu gestores da região metropolitana (Créditos: SECOM/PMI)

O evento começou pela manhã, na Casa de Cultura, e continuou à tarde, na Casa do Adolescente e promoveu intensa interação e troca de experiências para gestores, autoridades e sociedade civil.

Políticas da Juventude

Durante o evento, o coordenador de Políticas Públicas da Juventude e assessor de Direitos Humanos, Participação Popular e Cidadania do Governo Municipal, Leandro Dias, apresentou o diagnóstico das Políticas Públicas da Juventude de Itabirito e o relatório de atividades da Coordenadoria. “É interessante observar que em apenas um ano de Coordenadoria desenvolvemos muitas ações em diferentes frentes, a fim de pautar cada vez mais os direitos humanos como temática essencial para a sociedade. A Coordenadoria é um veículo articulador que visa estabelecer de maneira transversal entre as secretarias, permitindo desenvolver e colocar em prática novas políticas públicas para atingir a juventude, que necessita tanto desta ação”.

Evento promoveu intensa interação e troca de experiências (Créditos: SECOM/PMI)

Reunião promoveu intensa interação e troca de experiências (Créditos: SECOM/PMI)

Já a presidenta do Conselho Estadual da Juventude e superintendente de intersertorialidade da Subsecretaria da Juventude da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Bárbara Ravena, o encontro foi uma ótima oportunidade para reafirmar o poder de ocupação dos jovens. “A política de juventude é bem recente em nosso país. Com mais ou menos 14 anos de existência, foi um trabalho muito árduo que só foi possível por meio das juventudes organizadas e da criação do Estatuto da Juventude. A partir dele são divididos em 11 eixos fundamentais que asseguram os direitos dos jovens. A juventude está, cada dia mais, ocupando o poder e os espaço públicos, assim como está participando de forma mais ativa das discussões políticas das cidades. Prova disso pode ser conferida aqui mesmo, em Itabirito, onde temos a juventude participando de cinco conselhos municipais, de modo a construir políticas essenciais para o nicho”.

(Créditos: SECOM/PMI)

Programação de atividades se estendeu por todo o dia (Créditos: SECOM/PMI)

Atividades

A programação se estendeu por todo o dia, com apresentação da Metodologia de construção do Fórum, mapeamento das dificuldades e problemas, apresentação das discrições sobre as temáticas e apresentação de projetos idealizados e realizado para a juventude. Para o presidente da União da Juventude Socialista (USJ) Itabirito, Gabriel Galo, o evento é uma oportunidade para se pensar na construção do sujeito coletivo. “É importante saber qual é o papel da juventude organizada em Itabirito. A cidade promove políticas públicas para o segmento com um diálogo amplo, por meio da Prefeitura, a qual agradeço por estar sempre disposta a levar à juventude as pautas relativas ao meio. Somos uma juventude que participa de frentes diferentes e, por isso, o diálogo é fundamental, uma vez que debatemos com o intuito exclusivo de fazer política pública para transformar e construir a cidade que queremos”. Gabriel Galo, presidente da União da Juventude Socialista (USJ) Itabirito.

(Créditos: SECOM/PMI)

6ª Reunião Itinerante do Fórum Metropolitano ocorreu em 19 de julho (Créditos: SECOM/PMI)