Dia do Estudante: comemoração reafirma pluralidade e protagonismo da juventude

O último sábado, dia 11 de agosto, foi de comemoração para os estudantes itabiritenses. Marcando o encerramento da 2ª Conferência Municipal da Juventude, o Dia do Estudante (11/agosto e 12/agosto Dia Internacional das Juventudes) reuniu centenas de estudantes no Complexo Turístico da Estação, ao som de uma programação diversificada: roda de capoeira, louvor religioso e apresentações de bloco afro, rapper e DJs.

“É muito importante, porque existem várias juventudes. É o momento em que a gente vê a pluralidade da juventude itabiritense”, exaltou Rayrlaine Ariana, de 17 anos. “Liberdade e democracia são pilares de qualquer convivência e permitem, justamente, a pluralidade. Em um espaço público providenciado pela Prefeitura, você tem a oportunidade de experimentar novas perspectivas”, destacou Max Pedro da Silva, de 26 anos, estudante de Arquitetura e Urbanismo. “Achei bacana, porque a gente consegue ver vários outros pontos de vista”, completou Luis Octávio, de 18 anos.

Pensar, refletir e agir como juventude

A principal atração da noite foi o rapper Flávio Renegado, que ressaltou a importância do diálogo com os estudantes por meio de suas apresentações. “Fico honrado em saber que a minha música tem a relevância que acerta o ideal de atingir essa juventude. A música é isso: faz pensar, refletir, faz sentir. O segredo é sensibilizar o pessoal para que, daqui a pouco, a gente consiga transformar esse país”.

Flávio Renegado foi a (Créditos: SECOM/PMI)

Flávio Renegado foi destaque da programação do Dia do Estudante (Créditos: SECOM/PMI)

Presente no Dia do Estudante, o presidente do Conselho Municipal da Juventude de Sete Lagoas, Lucas Henrique Silva Corrêa, fez questão de elogiar a iniciativa itabiritense. “Conciliar diferentes segmentos, seja rap, seja religioso, com a militância juvenil é saudável para o estado democrático de direito. O que a gente faz hoje, aqui, é uma aula de democracia, de contemplação de todos como iguais”, comentou.

Para o coordenador de Políticas Públicas da Juventude e assessor de Direitos Humanos, Participação Popular e Cidadania do Governo Municipal, Leandro Dias, o evento cumpriu seu objetivo. “Buscamos promover eventos e atividades como esta de acordo com os anseios de todas as juventudes. O evento foi muito diverso e contou com a presença de vários estilos musicais, como gospel, axé, rap, funk e eletrônica, apresentados em sua maioria por jovens. Ficamos muito felizes em saber que conseguimos reunir ali, naquele mesmo espaço, diversas juventudes. Neste sábado, tivemos uma grande diversidade de gostos, idades, classes sociais e inclusive de gênero”, avaliou.